Início Pastoral Juvenil Vocacional Começou a Jornada Salesiana da Juventude da MSMT

Começou a Jornada Salesiana da Juventude da MSMT

47
0
Espetáculo Musical marcou a noite de abertura da JSJ em Campo Grande. Foto: MSMT

Vibração, alegria, entusiasmo, devoção, oração, trabalho. Multiplique-se isso pela fé demonstrada por jovens, salesianos, educadores, colaboradores e voluntários e terá um pouco do que foi a abertura da Jornada Salesiana da Juventude, na Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG), na noite desta sexta-feira (18/08) em Campo Grande (MS).

Sem timidez, as delegações começaram a chegar pouco antes das 17h ao Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. O primeiro grupo a se apresentar à equipe de recepção veio da presença salesiana de Indápolis, onde a Missão Salesiana de Mato Grosso mantém a casa do Pré-noviciado e a Paróquia Nossa Senhora Auxliadora. Em seguida, chegou o grupo de Corumbá, que já estava na cidade. As delegações de Cáceres, Cuiabá, Araçatuba e Lins, Rondonópolis, Poxoréu, Barra do Garças, Três Lagoas, Missões Indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro, chegaram praticamente juntas, aumentando o clima de festa, com os jovens das presenças de Campo Grande, que são as paróquias São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, o Colégio Dom Bosco, a Universidade Católica Dom Bosco, o Instituto São Vicente e as obras sociais Casa Dom Bosco e Salesianos Ampare.

Todos passaram pelo ‘backdrop’ para as fotos oficiais e seguiram para o jantar. As boas vindas oficiais foram dadas pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos. Em seguida, um grande espetáculo musical agitou os jovens com canções conhecidas dos movimentos juvenis, em suas reuniões e retiros. A alegria musical em forma de louvor tomou conta do ginásio do Poliesportivo.

Para finalizar a noite, duas apresentações de teatro emocionaram os presentes. A equipe da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora encenou uma história para demonstrar que a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora é capaz de transformar a vida dos jovens, porque Ela acolhe sob seu manto todos aqueles que necessitam.

A outra encenação foi feita pelo grupo de jovens Boe-Bororo. Eles encenaram uma história verídica que conta que um cacique Boe-Bororo sonhou com Nossa Senhora, na época do primeiro contato desse povo originário do Brasil com os missionários salesianos. No sonho, Nossa Senhora pede aos indígenas que não matem os missionários, como era a intenção deles, mas que os acolha e os respeite. Ao final, os jovens, vestidos com seus trajes rituais, coroaram Nossa Senhora, como rainha do céu e da terra.

Após essas encenações, os bororo ainda apresentaram uma dança ritual da cultura própria.

A bênção final de “Boa Noite” foi dada pelo P. Orozimbo de Paula, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande.