Início Colégio Salesiano Santa Maria

Colégio Salesiano Santa Maria

Colégio Salesiano Santa Maria Site
MSMT – COLÉGIO SALESIANO SANTA MARIA

Endereço

Rua dos Caçadores, 260 – Bairro Cavalhada
CEP: 78200-000 – CÁCERES-MT
CNPJ/MF: 03.226.149/0025-59

Contatos

Fone: (65) 3222-3445
Site: www.cssmcaceres.com.br
E-mail: contato@cssmcaceres.com.br

 


História

1957 – A convite do bispo Dom Máximo Biennés, três missionários holandeses da Congregação Irmãos de Huijbergen, embarcam rumo ao Brasil. De Anvers para Cáceres, a missão dos freis Bertrando, Pamphilius e Giuseppe era a de contribuir com a Educação, Formação Religiosa, Saúde e Trabalhos Sociais da região. 

1958 – Conselho Estadual de Educação (CEE) reconhece oficialmente a Escola do Instituto Santa Maria, que funcionava em um salão paroquial na Av. 7 de Setembro e atendia somente meninos (129 no total) do 1º ano ao 5º ano. Os três freis holandeses foram os primeiros professores do Instituto Santa Maria, fortalecendo a filosofia dos princípios de liberdade, educação humanística e cristã, valorizando as individualidades e diferenças, a convivência, a solidariedade e o respeito.

1960 – Tem início a construção do prédio da escola, na Rua dos Caçadores, bairro da Cavalhada. 

1963 – Começam as primeiras aulas no prédio novo, que contava com quatro salas e uma tipografia. No mesmo ano, tem início a construção do piso superior.

1965 – Atendendo ainda somente meninos, a Escola amplia o atendimento do 6º ao 9º ano. Ao abrir os três anos consecutivos, oferece o curso profissionalizante denominado científico.
1971 – É desativada a tipografia e iniciam-se os trabalhos de marcenaria para formação profissional dos jovens da comunidade.

1975 – É denominada e autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) como “Escola Particular de 1º Grau do Instituto Santa Maria”.  Pela lei nº 578, o então prefeito de Cáceres, José Souto Faria, declara o Instituto Santa Maria de Utilidade Pública. 

1999 – Recebe autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE) para o funcionamento da Educação Infantil e para o funcionamento das séries do Ensino Médio. A escola passa a se chamar “Escola Particular de 1º e 2º graus Instituto Santa Maria”.

24 de setembro de 2016 – A Missão Salesiana assume o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado durante 59 anos pelos freis holandeses em Cáceres. O Colégio Salesiano Santa Maria assume toda estrutura física do histórico Colégio dos Freis e incorpora os 48 servidores, na sua Folha de Pagamento. A Missão Salesiana de Mato Grosso, como entidade mantenedora, agradece a confiança dos freis e do bispo local e empenha-se a partir de agora, em dar continuidade a esta obra educacional em Cáceres.