Início Instituição de Ensino Superior Liga de Pediatria Dom Bosco do Unisalesiano Araçatuba promove Simpósio sobre Câncer...

Liga de Pediatria Dom Bosco do Unisalesiano Araçatuba promove Simpósio sobre Câncer Infantojuvenil

11
0
Foto: Divulgação Unisalesiano

A Liga de Pediatria Dom Bosco, do UniSALESIANO, realizou na  quinta-feira (04/04) seu primeiro evento aberto com grande êxito. O 1º Simpósio de Conscientização do Câncer Infantojuvenil, sediado no auditório do Bloco D, superou as expectativas e concedeu certificação aos participantes.

O evento destacou-se pela presença das médicas, Dra. Cibele Cristina Castilho e Dra. Francila Ferreira Maziero, que compartilharam seus conhecimentos por meio das palestras intituladas “Sinais de alerta e principais neoplasias do câncer infanto-juvenil” e “Urgências e emergências onco-hematológicas”, respectivamente.

Maria Eduarda Pagliari Martins, presidente da Liga de Pediatria Dom Bosco, expressou sua satisfação com os resultados alcançados, especialmente pela participação ativa dos acadêmicos. “Isso nos motiva a continuar desenvolvendo novos projetos”, ressaltou, destacando o compromisso da Liga em promover a saúde e a conscientização sobre temas relevantes, como o câncer infantojuvenil, tanto na comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral.

Com informações: Assessoria Unisalesiano Araçatuba

Contextualização sobre o Câncer Infantojuvenil

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil abrange um conjunto de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células anormais, podendo manifestar-se em qualquer parte do organismo. Em contraste com o câncer adulto, esta condição frequentemente afeta as células sanguíneas e os tecidos de sustentação, representando aproximadamente 3% dos casos de câncer.

Os tumores pediátricos, por sua natureza predominantemente embrionária, são compostos por células pouco diferenciadas, o que geralmente facilita a resposta aos tratamentos disponíveis. Embora as causas específicas ainda sejam desconhecidas, cerca de 10% dos casos de câncer em crianças e adolescentes estão associados a anormalidades genéticas ou hereditárias.