Início Pastoral Juvenil Vocacional Cinco “tendas” mobilizam jovens na JSJ

Cinco “tendas” mobilizam jovens na JSJ

77
0
Ir. José Maria Vergara conversa com os jovens da "Tenda Expressões" durante a JSJ. Foto: MSMT

O dia começou nublado em Campo Grande, depois de uma noite de chuva intensa, que não diminuiu a animação dos jovens reunidos no Poliesportivo Dom Bosco em Campo Grande para a JSJ. O clima mais ameno contribuiu para os primeiros momentos de oração e reflexão na oração da manhã, coordenada pelos salesianos pós-noviços.

O diretor do Instituto São Vicente, P. Ademir Lima de Oliveira, abriu o momento de oração convidando os jovens presentes a meditar sobre um momento histórico na vida de São João Bosco: a primeira “Ave-Maria” que impulsionou o início da obra salesiana. Os salesianos pós-noviços encenaram o encontro de Dom Bosco com o jovem Bartolomeu Garelli, na sacristia da Igreja onde o jovem sacerdote Dom Bosco, iria celebrar a Missa. A apresentação foi concluída com todos os jovens, revivendo aquele momento histórico para a Congregação Salesiana, rezando juntos com Dom Bosco e Bartolomeu Garelli a ‘Ave-Maria’ que iniciou tudo.

Após a oração inicial, os jovens foram divididos para as ‘tendas’ – grupos de trabalho e oração específicos que cada um escolheu na hora da inscrição na JSJ. Cada grupo foi conduzido para um espaço específico onde trabalharam expressões artísticas, festival de músicas e desafios, que foram as tendas técnicas, e duas tendas oracionais que foram a “Tenda Mariana” e “Tenda de Adoração”.

Cada uma das tendas foi organizada e coordenada por um grupo de salesianos pós-noviços. Um (de vários) momentos marcantes aconteceu na tenda “festival de músicas” onde o cantor e compositor, autor da música “Profeta dos Jovens”, P. Osmar Bezutte, contou a história da composição, a primeira gravação e, por fim, cantou com os jovens a canção, conhecida nas presenças salesianas de todo o Brasil.

Um outro momento marcante foi realizado pelo grupo da “Tenda Adoração”. Em procissão, levando o Santíssimo Sacramento, carregado solenemente pelo P. Denílson Bezerra Ferreira, os jovens em oração, visitaram cada um dos grupos das outras tendas. Foi um momento de grande emoção e fé para todos os que acompanharam.

Um terceiro momento marcante ficou reservado para o início da noite, quando o grupo da “Tenda Mariana” promoveu um “Terço Luminoso com Dom Bosco”, reforçando a devoção mariana como um dos pilares que sustentam a Congregação Salesiana.