Uma ação de conscientização no Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu, marcou o encerramento bem-sucedido das contrapartidas do Projeto de Reforma e Restauração do imóvel histórico de Dona Joverci Bento da Silva. Essa iniciativa atende a Portaria 017/2007-SEC-MT, que protege um perímetro de tombamento como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado, na cidade. A ação teve como propósito não apenas a revitalização do espaço, mas também a promoção da preservação do Patrimônio Material e Imaterial.
A sessão, conduzida pelo produtor cultural responsável pelo projeto, Éden Costa Barboza, acompanhado pelo arquiteto Giovani Gabriel e pela assistente administrativo Madalena Oliveira, consistiu na exibição de um documentário detalhando o minucioso processo de restauração do imóvel de Dona Joverci. Além disso, os jovens do Projeto Torcida pela Vida tiveram a oportunidade de apreciar uma maquete elaborada por Giovani Gabriel, recriando os imóveis das Ruas Maranhão e Bahia como eram no final da década de 60.
O evento não apenas marcou o término da revitalização desse importante patrimônio, mas também ressaltou a urgência e a importância de valorizar e preservar nossa valiosa herança cultural e histórica para as futuras gerações. Financiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, por meio do Edital MT Preserva 2021, e com o apoio do Centro Juvenil Salesiano São João Batista e outras entidades locais, o Projeto Torcida Pela Vida destaca-se como uma ação significativa na salvaguarda do patrimônio cultural de Poxoréu.