Início Colégio Salesiano de Santa Teresa

Colégio Salesiano de Santa Teresa

 

D01610_022 (Small)

Localização:

Rua 15 de Novembro, 489
CEP: 79330-060 – CORUMBÁ – MS

Contato:

Fone: (67) 3234-2600
Fax: (67) 3234-2601

Site:

www.steresa.org.br

 

 

 


História

Fundado em 04 de abril de 1899, o Colégio Salesiano de Santa Teresa é hoje o colégio particular mais antigo de Corumbá, responsável pela formação de muitos profissionais e políticos que hoje atuam na sociedade corumbaense, no Estado e no Brasil.

O Colégio, sempre fiel aos ensinamentos de Dom Bosco e dentro de um sistema político, social e religioso, diferente daquele da sua fundação, atento aos sinais dos tempos, leva avante, não sem sacrifícios, o estandarte da educação integral de mais de 700 crianças e jovens.

A base pedagógica da Educação Salesiana, centrada na Pedagogia do Amor, tem sua continuidade na presença e dedicação de tantos educadores que juntamente com os salesianos, garantem a continuidade desta obra centenária.

O espírito arrojado e inovador em suas atividades pedagógicas, faz do Colégio Santa Teresa, referência em Educação na cidade e no Estado.

Em 2003 o Colégio ampliou sua ação no horizonte educacional abrindo as portas para acolher a Faculdade Salesiana de Santa Teresa com seus três cursos de: Direito, Ciências Econômicas e Turismo, facilitando desta maneira a possibilidade da formação de profissionais em nível superior, sem que estes precisem sair de Corumbá.

Em 2006, foi aberto também o projeto social: “Formando para a Cidadania”, proporcionando o reforço escolar e a formação de valores para 70 crianças de cinco escolas municipais, mais próximas do Colégio.

Nestes últimos seis anos, a estrutura física do Colégio vem sendo reformada, adequando-se às exigências e tecnologias atuais e nos  últimos dois anos, o Colégio tem investido na modernização de sistemas de informação, na gestão compartilhada, na titulação dos seus professores e nas parcerias com a Rede Salesiana de Escolas. Além disso, foram realizadas:

  • A reforma completa do térreo do Santa Teresa, com um investimento nas salas do setor administrativo do Colégio, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos pais e visitantes.
  • A formação pedagógica e pastoral continuada de todos os nossos professores ,a partir de Janeiro de 2012, por meio de palestras formativas mensais (das quais os pais também podem participar), proferidas por salesianos.
  • A substituição do atual sistema de tecnologia de informação pelo novo sistema Gennera que tornará mais rápido e seguro o lançamento de notas e dados históricos de nossos alunos.
  • Programação esportiva, artística, musical e implantação de novas tecnologias dando aos alunos a oportunidade de desenvolverem ou aprimorarem sua capacidade de interagir utilizando as diversas linguagens midiáticas.
  • Formação religiosa com aulas, palestras formativas sobre valores humanos e cristãos, atividades pastorais (missa, catequese, sacramento da reconciliação, celebração da vida).
  • Acompanhamento individualizado dos alunos(as) tanto em nível pedagógico quanto pastoral.
  • Projeto ENEM JÁ (aulas de reforço nas disciplinas de Física, Química, Matemática, Redação e Língua Portuguesa), que serão oferecidas duas vezes por semana às 3ª e 4ª feiras das 18h30min às 20h30min, totalizando quatro horas- aula, com professores do Santa Teresa e do Colégio Dom Bosco de Campo Grande.
  • A elaboração do Plano Institucional pela comunidade educativa.
  • A formação do Grupo Gestor do Colégio
  • A integração do Colégio com a Faculdade através do trabalho de gestão colaborativa (Grupos Gestores).

Em 2014, ao comemorar seus 115 anos, o Santa Teresa, com sua estrutura física quase que totalmente renovada, sua prática pedagógica sempre atual e inovadora, visando a um ensino de qualidade, encontra-se preparado para atuar junto à  infância e juventude de Corumbá por muitos anos, mantendo sua competência em formar bons cristãos e honestos cidadãos.