Início Paróquias Comunidade salesiana do Colégio São Gonçalo recebe “visita” da capela e imagem...

Comunidade salesiana do Colégio São Gonçalo recebe “visita” da capela e imagem de NS Auxiliadora

441
0
Comunidade Salesiana do Colégio São Gonçalo com a capelinha de Nossa Senhora Auxiliadora. Foto: MSMT

Nesta quinta-feira (11/04) a comunidade salesiana do Colégio São Gonçalo recebeu a visita da capelinha e imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. A visita faz parte da tradicional peregrinação da capelinha pelas residências das famílias que participam do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá, em preparação à festa da padroeira da comunidade.

Toda a comunidade salesiana esteve reunida para as orações devocionais propostas para a visita da capelinha. Ela foi recebida pelo diretor, P. Hermenegildo Conceição, na presença dos demais irmãos da comunidade, P. Idenílson, P. Tiago Figueiró, P. Danilo Guedes, P. Umberto Pereira e o Tirocinante Henrique Escudeiro.

A tradição católica da visita da imagem de Nossa Senhora às famílias de uma paróquia é uma prática profundamente arraigada na devoção popular. Ela geralmente ocorre nos dois meses que antecedem a festa litúrgica da santa, que pode variar dependendo da localidade e da tradição específica de cada região.

De acordo com a coordenadora da Pascom do Santuário, Ana Cristina Caldart, a capelinha e imagem de Nossa Senhora Auxiliadora fica por 24h na residência de cada um dos “festeiros” da comunidade, sendo a portadora das bênçãos para toda a família. Durante esse período, a visita da imagem é acompanhada de orações, cânticos e momentos de reflexão, proporcionando um tempo de comunhão espiritual e fortalecendo os laços entre os fiéis e sua fé.

A prática da visita da imagem é uma oportunidade para as famílias acolherem Nossa Senhora em seus lares, expressando sua devoção e buscando sua intercessão em suas vidas e necessidades. Para muitos fiéis, a visita da imagem de Nossa Senhora é um momento de grande significado espiritual, de renovação da fé e de união com a comunidade cristã.

Além disso, essa tradição também serve como uma forma de evangelização, levando a mensagem do evangelho e a presença de Maria, mãe de Jesus, aos lares das pessoas que talvez não frequentem regularmente a igreja. É uma oportunidade para partilhar a fé e convidar outros a se unirem à comunidade de fé.