Início Comunicação Social Pós-noviços participam de retiro em preparação ao período de tirocínio

Pós-noviços participam de retiro em preparação ao período de tirocínio

124
0

No último fim de semana, de 26 a 28 de novembro, cinco pós-noviços se reuniram na cidade de Três Lagoas (MS) para participar de retiro em preparação para a assistência, período formativo mais conhecido como tirocínio. O encontro teve como temática bíblica: “Fica conosco Senhor, pois é tarde e a noite vem chegando”, do livro de São Lucas, capítulo 24.

Participaram formandos das inspetorias de Campo Grande, Manaus e Recife, os salesianos: Cleiton Cecílio da Silva Bastos (BCG), Justino de Jesus Massa Castro (BMA), Leandro Plizzari da Silva (BCG), Marcelo Augusto Costa (BRE) e Tailes Franco Souza Pires (BMA); juntamente com o Padre Ademir Lima de Oliveira, SDB, diretor do Curatorium – Pós-noviciado, Instituto Salesiano São Vicente e organizador do retiro.

Durante o retiro, momentos de espiritualidade e partilha proporcionaram aos jovens render ação de graças por seus chamados e caminho vocacional. Além dos momentos de formação, para que esses jovens vivam bem a nova etapa formativa.

De acordo com o artigo 115 das Constituições Salesianas, a assistência é um estilo de vida, “o tirocínio é fase de confronto vital e intenso com a ação salesiana numa experiência educativa pastoral”, isto é, a ‘presença’ na assistência salesiana é o coração da atividade pastoral.

“A exemplo dos discípulos de Emaús, somos chamados a nos colocarmos a caminho e a fazer a experiência com o Senhor, reconhecendo-o na sua palavra e no partir do pão. Precisamos caminhar com Jesus, escutar suas palavras e deixarmo-nos se envolver por Ele no partir do pão. Assim, o assistente é aquele que tem o coração formado no amor e um olhar sensível para os tempos”, disse o salesiano Leandro Plizzari da Silva.

O retiro contou com a assessoria dos salesianos P. José Alves de Araújo e Ir. Rafael Caldato Stivanelli, que partilharam suas experiências na fase formativa do tirocínio. Das partilhas, o ponto destacado na caminhada salesiana foi de que o salesiano é assistente por toda a vida. Desta forma, o retiro foi encerrado com a Celebração Eucarística do 1º Domingo do Advento.

Com informações do S. Leandro Plizzari da Silva