Início Paróquias Paróquia Salesiana implementa Pastoral da Escuta em Cuiabá

Paróquia Salesiana implementa Pastoral da Escuta em Cuiabá

14
0

A paróquia salesiana São Gonçalo começou a oferecer para toda a comunidade de Cuiabá a “Pastoral da Escuta” no final do mês de junho.  O serviço é uma abordagem de apoio emocional, religioso e psicológico para ouvir e ajudar pessoas que estão enfrentando dificuldades em sua vida.

Com amor, empatia e aconselhamento, sob uma perspectiva religiosa, os voluntários dessa pastoral se colocam em atitude de escuta aos que buscam apoio durante momentos desafiadores em suas vidas. 

A Pastoral da Escuta é um braço da Pastoral da Acolhida. O agente dessa Pastoral escuta atentamente as necessidades e desabafos da pessoa, e busca apontar caminhos de solução. Esse tipo de serviço foi estruturado a partir de uma publicação lançada em 2012, escrita por José Carlos Pereira. A obra se coloca dentro do espírito do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com a intenção de contribuir no processo de evangelização e para o estado permanente de missão das comunidades paroquiais.

De acordo com o pároco, P. Rafael Gustavo Lopes, a comunidade da Paróquia São Gonçalo do Porto percebeu a necessidade de instalação dessa pastoral ao observar uma triste realidade que atinge pessoas de todas as classes e formações no Estado de Mato Grosso onde, a cada 29 horas uma pessoa comete suicídio. “Conversando com algumas psicólogas, nos perguntamos o que poderíamos fazer para ajudar essas pessoas. Foi quando montamos um projeto de criação da Pastoral da Escuta na nossa Paróquia. Todos os dias, a partir das 14h, temos aqui pessoas capacitadas, preparadas para que a pessoa possa vir externar as suas dores e também suas alegrias, sempre no intuito de escuta”, explicou o sacerdote.

A escuta não é terapia, mas é um momento em que a pessoa fala o que precisa para este ‘ouvido amigo’. Quando necessário, as pessoas são encaminhadas para a confissão, aconselhamento, tratamento psicológico e até psiquiátrico, se for necessário.

O projeto é todo voluntário e hoje a paróquia São Gonçalo conta com 6 pessoas capacitadas atuando na Pastoral da Escuta, com atendimento presencial. Segundo o P. Rafael, ainda existe espaço para novos voluntários que se interessarem em contribuir nesse serviço. “Você que se sente chamado a participar da Pastoral da Escuta, procure aqui a secretaria da paróquia, venha conversar comigo e com as psicólogas que já atuam na pastoral para você se integrar nesse serviço pastoral”, convidou.

Artigo anteriorCasa Dom Bosco realiza “Projeto Tapiri” para conscientização ecológica com crianças atendidas
Próximo artigoEstudantes do Ensino Fundamental visitam campus do UniSALESIANO Lins