Início Ação Social Obra Social Salesiana faz campanha por famílias vítimas de vendaval em Corumbá

Obra Social Salesiana faz campanha por famílias vítimas de vendaval em Corumbá

267
0
Cidade Dom Bosco faz campanha por famílias atingidas. Foto: Arquivo MSMT

Após a forte chuva e vendaval que assolou o município de Corumbá (MS) na tarde da terça-feira (12/09), as Equipes de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foram a campo com a Defesa Civil a fim de oferecer apoio e abrigo as famílias. Em contextos de emergência como este a assistência social trabalha em prol de que a população afetada tenha acesso aos serviços básicos disponíveis e seus direitos fundamentais garantidos durante e após a crise, atuando na prestação de serviços que visam à mitigação dos impactos à população atingida, bem como as provisões emergenciais necessárias à sobrevivência em meio à situação vivenciada pelas famílias.

A prefeitura decretou ‘Situação de Emergência’ no município por 180 dias, devido ao temporal que causou estragos na cidade e o óbito de um menino, de sete anos, estudante da Rede Municipal de Ensino.

Quadra esportiva foi destruída pelo vento em Corumbá. Foto: Reprodução Redes Sociais.

O decreto cita que a situação de anormalidade é válida apenas para as áreas comprovadamente afetadas pelo temporal, e autoriza a mobilização de toda a estrutura do Poder Executivo Municipal para atendimento à situação de emergência, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, autorizado o desencadeamento de Ações de Resposta ao Desastre. “Considerando a urgência da situação vigente, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação das áreas atingidas, desde que possam ser concluídos no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da publicação deste decreto, vedada a prorrogação dos contratos”, determina o documento.

Diante desse contexto, a equipe educativa da Obra Social Cidade Dom Bosco se mobilizou solidariamente às famílias do entorno da obra, que foram fortemente atingidas pelo evento climático. Através das redes sociais, a Obra Salesiana tenta sensibilizar a população para que ajude as famílias que estão em situação precária, com a doação de telhas, camas, roupas ou alimentos. Quem puder e quiser contribuir com a iniciativa da Cidade Dom Bosco pode entrar em contato através do telefone (67) 9 8151-1602.