Início Animação Missionária Missões Indígenas de Sangradouro e Meruri recebem acadêmicos do projeto Paapi

Missões Indígenas de Sangradouro e Meruri recebem acadêmicos do projeto Paapi

233
0
Acadêmicos foram recebidos com grande alegria pelos povos originários xavante de Sangradouro e Meruri. Foto: Reprodução Instagram

Começou neste final de semana o Projeto Paapi 2023/2024 nas Missões Indígenas de Sangradouro e Meruri. O projeto é uma ação de acadêmicos da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS). Eles organizam uma visita às aldeias indígenas em MT visando a promoção de saúde e prevenção de doenças.

O grupo de 34 acadêmicos do primeiro ao terceiro ano de medicina, acompanhados de médicos e professores chegou no sábado (13/01) às presenças salesianas de Meruri e Sangradouro. Esta é a 15ª Expedição do PAAPI aos territórios indígenas Boe-Bororo e Xavante em Mato Grosso.

Um “diário de bordo” nas redes sociais registra as atividades dos grupos. A narração começa pelo domingo (14/01) em Sangradouro. “Nossa expedição começou logo cedo com o Oi’o, um evento de luta entre as crianças da aldeia. Logo depois, começamos a arrumar o postinho com os medicamentos. Ficamos felizes com o empenho dos membros esse ano e todas as doações recebidas! O postinho da aldeia foi muito bem abastecido. Além disso, fizemos gincanas com as crianças enquanto o posto de saúde era organizado”.

O grupo de Meruri também registrou as atividades do domingo. “Hoje iniciamos o dia com última missa do Padre Andelson na aldeia. Depois começamos os preparativos para nossa tarde de ‘piolhaço’ + oratório. Além de remover os piolhos das crianças, programamos um momento recreativo com pinturas e esportes. Ao fim do oratório servimos um lanche a todos que participaram com sucos e bolachas. À noite, o Padre preparou um banquete especial com risotos de carne e funghi, para celebrarmos seus anos de trabalho na aldeia. E por fim, nos reunimos para conversar e cantar”.