Início Pastoral Juvenil Vocacional Jovens de Barbacena celebram encontro de Páscoa com o tema “Cristo vive”

Jovens de Barbacena celebram encontro de Páscoa com o tema “Cristo vive”

393
0
Noviços animam encontro de jovens em Barbacena. Foto: Reprodução Redes Sociais

No último sábado (20/04), a juventude de Barbacena e a comunidade salesiana do noviciado viveram uma noite especial durante o primeiro encontro de jovens com o tema “Cristo vive”.

A experiência, centrada na ressurreição de Cristo, proporcionou momentos de interação, animação, oração e reflexão.

De acordo com o testemunho dos jovens que participaram, “a atmosfera do encontro foi iluminada pela presença viva de Cristo”.

Inicialmente, as luzes apagadas simbolizavam as trevas e a falta de esperança, até que o Círio Pascal adentrou o local, iluminando todo o ambiente.

Durante sua mensagem sobre a incredulidade de Tomé diante do Cristo Ressuscitado, o Salesiano Rafael Alexandre de Souza enfatizou a importância de acreditar na ressurreição de Jesus e em sua presença ativa entre os jovens, assim como na necessidade de crer nos irmãos que estão mais próximos.

Em seguida, os participantes foram convidados a sepultar seus pecados e mazelas em Cristo. Eles escreveram em pedaços de papel representações do que os afastava da palavra de Deus ou os prejudicava em sua jornada de fé. Os papéis foram queimados pelo fogo do Círio Pascal, simbolizando a entrega total daquilo que não contribui para seu crescimento espiritual.

A aspersão com água benta marcou o momento de renascimento com Cristo, simbolizando a nova vida que surge após o sepultamento das antigas práticas.

Para encerrar o encontro, houve um momento de partilha fraterna, com cachorro-quente em um ambiente descontraído, em que os jovens e noviços puderam interagir de forma livre e informal.

Assim, o encontro de Páscoa “Cristo vive” deixou marcas profundas nos corações dos participantes, fortalecendo a fé e os laços de fraternidade na comunidade.

Colaboração do T. Rafael Alexandre de Souza, SDB