Início Formação Salesianos participam de encontro do quinquênio em Manaus

Salesianos participam de encontro do quinquênio em Manaus

364
0
Salesianos visitam comunidade de povos originários da Amazônia durante o Quinquênio em Manaus (AM). Foto Divulgação ISMA

Entre os dias 14 e 19 de abril aconteceu em Manaus, na casa de retiro Mornese (Salesianas) o Encontro do Quinquênio de 2024. O evento contou com a participação de 41 salesianos das 6 Inspetorias do Brasil e teve como tema; “Dimensão humana: afetividade”.

Pela Missão Salesiana de Mato Grosso participaram o P. Idenílson Lemes da Conceição, P. Danilo Guedes, P. Denílson Bezerra, P. Beatus Volkmar Tola, P. Joseph Tran Van Lich e P. Rafael Gustavo Lopes. De acordo com o P. Denílson, vigário em Rondonópolis, o encontro foi uma experiência muito boa, mesmo com o confronto cultural devido às diferenças nas realidades sociais e pastorais da Inspetoria salesiana de Manaus. “É muito bonito esse confronto e, ao mesmo tempo, essa descoberta, esse novo conhecimento, Ainda mais ao perceber a presença de Dom Bosco, a alegria salesiana presente aqui nesses povos”, declarou.

O Quinquênio 2024 teve momentos de diálogo, conversa e reflexão para o aprofundamento  das dimensões que o tema oferecia. Padre Josué Nascimento, coordenador de pastoral do colégio Dom Bosco de Manaus, refletiu sobre os “Componentes antropológicos e teológicos do amor e da afetividade na Bíblia”. O professor e psicólogo, César Lobato trabalhou a Formação da “Afetividade, vida comunitária e missão salesiana” e, concluindo a etapa de formação, a psicóloga, Marly Paixão refletiu sobre o tema “Desenvolvendo e ampliando a humanização e o respeito nos afetos.”

O tema do encontro foi uma sugestão que surgiu no último quinquênio realizado em Campo Grande.  “Tratar da afetividade humana, é um tema importante para redescobrimos e aprofundarmos a experiência da afetividade, para trabalharmos com os jovens e comunidades onde estamos inseridos”, afirmou o padre Denilson Bezerra, que participou pela segunda vez do Quinquênio.

Além da formação voltada para a afetividade, os participantes tiveram um dia de lazer conhecendo as belezas naturais da Amazônia. Uma oportunidade de conhecer a cultura local, costumes e o trabalho realizado pelos salesianos da Região Norte, que todos aproveitaram0.

O Quinquênio é um encontro promovido pela Comissão Nacional de Formação (CNF) que reúne salesianos com até cinco anos de Profissão Perpétua, para os irmãos, ou Ordenação Presbiteral, para padres.

Com informações: Inspetoria Salesiana de Manaus