Início Comunicação Social Memórias Biográficas de São João Bosco completam 125 anos da primeira publicação

Memórias Biográficas de São João Bosco completam 125 anos da primeira publicação

543
0
Memórias Biográficas de São João Bosco. Foto: SDB.org

Há 125 anos, um importante marco literário foi alcançado com a publicação do primeiro volume das “Memórias Biográficas de São João Bosco”. Essa obra singular, composta por dezanove volumes, foi resultado do trabalho incansável de três sacerdotes salesianos ao longo de 41 anos. Padre Giovanni Battista Lemoyne foi responsável pelos Volumes I a IX, Padre Angelo Amadei pelo Volume X, e Padre Eugenio Ceria pelos Volumes XI a XIX. Com mais de 15.000 páginas, essas memórias retratam a vida de Dom Bosco por meio dos testemunhos daqueles que conviveram com ele.

No prefácio do primeiro volume, publicado em 1898, dez anos após a morte de Dom Bosco, Padre Giovanni Battista Lemoyne descreveu as “Memórias Biográficas de São João Bosco” como uma fonte infinita de conforto no presente e um estímulo para reavivar a nossa firme confiança no futuro.

Segundo o P. Lemoyne, a narrativa estava em conformidade com a verdade. Poucos foram amados como Dom Bosco por seus filhos adotivos, e muitos deles deixaram ricas recordações do que testemunharam com seus próprios olhos e ouviram com seus próprios ouvidos. Lemoyne, durante vinte e quatro anos, de 1864 a 1888, registrou os eventos mais memoráveis. Nas longas e confidenciais conversas que teve com São João Bosco, ele aprendeu muitas coisas que jamais compartilhou. Apesar de possuir um material abundante, Lemoyne lamentava a brevidade da vida e acreditava que o assunto que tratava era inesgotável. Seu objetivo era representar Dom Bosco como ele era e reproduzir seu retrato vivo, na medida do possível.

P. Giovanni Battista Lemoyne (1839-1916) era considerado um dos colaboradores mais inteligentes de Dom Bosco. Foi seu secretário pessoal entre 1883 e 1888, além de confidente e seu principal biógrafo. Lemoyne começou a registrar tudo o que Dom Bosco dizia ou fazia em 1864, após testemunhar o relato de um dos sonhos do santo. A pedido de Dom Bosco, ele assumiu a direção do Boletim Salesiano entre 1883 e 1896. A partir de 1884, começou a preparar o que se tornaria as “Memórias Biográficas”. Embora não tenha concluído sua publicação, Lemoyne foi responsável pela coleta e organização de toda a obra, que ele organizou em uma coleção de 45 cadernos com artigos impressos colados em colunas, abrangendo toda a vida de Dom Bosco, ano a ano, desde seu nascimento em 1815 até sua morte em 1888.

P. Angelo Amadei (1868-1945) foi diretor do Boletim Salesiano por 22 anos, entre 1904 e 1926. Trabalhou ao lado de Padre Lemoyne e foi encarregado da publicação do Volume IX após a morte deste em 1916. Ele também publicou o Volume X.

P. Eugenio Ceria (1870-1956) concluiu o “trabalho monumental” iniciado por Padre Lemoyne 41 anos antes. Ele foi responsável pelos Volumes XI a XIX, publicados entre 1930 e 1939. O impressionante ritmo de publicação demonstrou não apenas a dedicação e competência de Ceria, mas também o imenso trabalho de preparação deixado por Lemoyne.

Completando 125 anos desde a primeira publicação, as “Memórias Biográficas de São João Bosco” continuam a desempenhar um papel significativo na preservação e compreensão da vida do Pai e Mestre da Juventude. Essa obra, repleta de detalhes preciosos e testemunhos autênticos, oferece um mergulho profundo na história e no legado de Dom Bosco, inspirando gerações de salesianos e de jovens, perpetuando sua memória por muitos anos vindouros.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 599 de julho/agosto de 2023, em Portugal.