Início Missões Indígenas Comunidade indígena da Aldeia Meruri recebe ações do “Mutirão Dia Feliz”

Comunidade indígena da Aldeia Meruri recebe ações do “Mutirão Dia Feliz”

96
0
Corte de cabelo é um dos serviços disponíveis aos moradores da Aldeia de Meruri. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29/06), a comunidade indígena da Aldeia Meruri, localizada em General Carneiro (MT), foi agraciada com as ações do “Mutirão Dia Feliz”, promovido pela Prefeitura Municipal. O evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal, tem como objetivo levar serviços e bem-estar para os moradores da aldeia.

As atividades tiveram início às 8h, no Espaço dos Salesianos, situado dentro da própria Aldeia Meruri. O mutirão oferece uma gama de serviços multiprofissionais, incluindo atendimento social com roda de conversa, serviços eleitorais e da Junta de Serviço Militar, CadÚnico (inclusão, transferência e atualização), Programa Bolsa Família, além de profissionais como barbeiros, cabeleireiros, massagistas e maquiadores.

Além disso, o evento conta com palestras ministradas por psicólogos e assistentes, diversão para as crianças com pula-pula e palhaços, e também são disponibilizados café da manhã, almoço, picolés e refrigerantes para os participantes.

A programação inclui atividades extras que visam promover a integração entre as equipes da Secretaria de Assistência Social e do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), que permanecerão na Aldeia Meruri até as 17h.

O prefeito Marcelo Aquino ressaltou que sua gestão é voltada para todos os cidadãos e que a cultura indígena é respeitada, valorizada e tem seus direitos garantidos. “O mutirão é uma forma de levar cidadania e políticas públicas de valorização social diretamente à comunidade indígena”, declarou.

A secretária de Administração, Ana Flávia, destacou que o objetivo do mutirão é facilitar o acesso a serviços importantes, sem a necessidade de deslocamento até a cidade. “Com essa iniciativa, todos os moradores da Aldeia Meruri serão atendidos com comodidade e eficiência”, afirmou a secretária.

A expectativa é que o mutirão atenda entre 400 e 500 indígenas que residem na aldeia ao longo de todo o dia. Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura de General Carneiro em proporcionar serviços essenciais e promover o bem-estar da comunidade indígena, fortalecendo os laços de inclusão e solidariedade.