Início Escola Malefícios do álcool são tema de ‘aula testemunho’ no Colégio Dom Bosco

Malefícios do álcool são tema de ‘aula testemunho’ no Colégio Dom Bosco

Representantes do AA contaram próprias experiências aos estudantes da escola salesiana de Campo Grande

38
0
Representantes do AA (Alcoólicos Anônimos) conversam com alunos do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco. Foto: Reprodução Facebook.

Na aula de Sociologia, ministrada pelo professor Kelly Lúcio, na 1ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande, nesta semana, o tema abordado foi de extrema seriedade: o alcoolismo. A palestra trouxe à tona os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas, proporcionando uma reflexão profunda aos alunos presentes.

Dois voluntários do grupo Alcoólicos Anônimos (AA) assumiram a corajosa missão de compartilhar suas experiências pessoais com a bebida. Diante dos jovens atentos, esses relatos tocantes mostraram as consequências avassaladoras que o álcool pode causar em diversos aspectos da vida humana: físico, mental, social e espiritual.

O momento foi marcado por surpresa e comoção, já que os estudantes se depararam com histórias de superação, mas também de sofrimento e destruição. A coragem dos voluntários em se abrir sobre seus próprios passados tumultuados serviu como alerta para a gravidade do alcoolismo e seus impactos negativos sobre a saúde e o bem-estar.

O professor Kelly Lúcio enfatizou a importância de discutir o tema nas escolas, ressaltando que o conhecimento é fundamental para prevenir o uso abusivo de álcool e incentivar uma cultura de cuidado com a saúde mental e física. “Acreditamos que ao trazer o tema para a sala de aula, os alunos podem adquirir uma visão mais ampla dos problemas que envolvem o alcoolismo, além de compreender a importância da empatia e do acolhimento para aqueles que estão lutando contra esse vício”, afirmou o educador.

A palestra trouxe à tona a relevância do apoio mútuo e do compartilhamento de experiências para a recuperação de pessoas que enfrentam o desafio de superar a dependência química. Além disso, ressaltou a necessidade de fortalecer programas e políticas públicas de conscientização e tratamento para aqueles que já estão enfrentando esse problema.

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande está comprometido em proporcionar aos seus alunos uma formação educacional completa, que vá além dos aspectos acadêmicos, abrangendo também o desenvolvimento de valores e atitudes positivas na sociedade.

Dessa forma, a aula de Sociologia se tornou um momento de reflexão e sensibilização para os estudantes, que saíram da palestra com uma nova perspectiva sobre a temática do alcoolismo e com um desejo de contribuir para um ambiente mais saudável e compreensivo em sua comunidade. Que essa iniciativa possa servir de exemplo para outras escolas, reforçando a importância de debates e ações que promovam o bem-estar e a conscientização sobre questões tão relevantes como o alcoolismo, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.