Início Comunicação Social Encontro de Diretores Salesianos do Brasil em Aparecida do Norte promove debate...

Encontro de Diretores Salesianos do Brasil em Aparecida do Norte promove debate sobre formação

87
0
Santuário de Aparecida do Norte (SP) recebe o encontro nacional de diretores salesianos. Foto: Ilustração

De 30 de julho a 4 de agosto, acontece o Encontro dos Diretores Salesianos do Brasil na cidade de Aparecida do Norte (SP). O evento reúne um total de 90 Diretores, pertencentes às 6 Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) no país. O foco principal dessa reunião é a Formação, com ênfase na temática do livro “Animação e Governo da Comunidade – O Serviço do Diretor Salesiano”.

A formação é ministrada pelo P. Silvio Roggia, membro da Equipe de Formação no Conselho Geral, que também teve participação ativa na revisão do livro. Esse encontro faz parte do programa de formação “permanente” da Congregação, voltado para seus Coirmãos.

A presença do P. Silvio Roggia no evento promete proporcionar uma valiosa compreensão do papel do Diretor Salesiano, segundo o carisma da Comunidade religioso-educativa. Além disso, o encontro possibilitará a troca de experiências e conhecimentos entre os Diretores, enriquecendo a visão da missão que desempenham em suas instituições espalhadas pelo país.

“Durante a Pandemia da COVID-19, houve um encontro on-line. Agora, entretanto, com as atividades normalizadas, o evento se fará de forma presencial. A intenção desse encontro é compartilhar entre todos o conteúdo do livro de modo, digamos, suave. O estudo do material se fará por meio de palestras, dinâmicas várias, roda de conversa, entre outros” – diz o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, P. Nivaldo Luiz Pessinatti.

Além da formação, o evento será um espaço para debates e discussões relevantes para a Comunidade salesiana no Brasil. A reunião dos 90 Diretores das seis diferentes Inspetorias promoverá uma troca de ideias e experiências, fortalecendo os laços e a colaboração entre eles.

A cidade de Aparecida do Norte, conhecida por sua importância religiosa e como destino de inúmeras peregrinações, é o cenário significativo para o evento. A expectativa é que o encontro trará resultados positivos para a educação e a missão salesiana no Brasil, inspirando e capacitando os Diretores a trabalhar ainda mais devotados ao bem da juventude, a partir da Comunidade.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é considerado o maior Santuário no mundo dedicado a Maria. Todos os anos, o local recebe milhões de romeiros vindos de todo o Brasil, e de outros países, para pedir graças ou para agradecer a Nossa Senhora pelas já alcançadas.

Com informações: ANS