Início Reitor Mor “Deus nos ama e caminha ao nosso lado”

“Deus nos ama e caminha ao nosso lado”

S. Emcia. o Cardeal Ángel Fernández Artime envia mensagem de Natal a toda a Família Salesiana

708
0
Cardeal Ángel Fernandez Artime presidiu a missa do Natal na Basílica do Sagrado Coração, em Roma. Foto: ANS

No dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor Jesus Cristo, a presença do X Sucessor de Dom Bosco, P. Ángel Cardeal Fernández Artime na Sede Central dos Salesianos de Dom Bosco em Roma, trouxe a todos os Coirmãos um clima de jubilosa alegria; e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus (‘Sacro Cuore’) teve o privilégio de contar com Sua Eminência para a Concelebração Eucarística; assim, Fiéis e Coirmãos puderam igualmente ouvir e acolher sua Mensagem e receber sua Bênção natalina.

“A mensagem de Natal e a presença divina na história humana”

Sublinhou em sua homilia como a presença de Deus tem marcado a História Humana por meio de distintas pessoas, em mui diferentes e variados modos, sobretudo mandando-nos Seu Filho Unigênito para conviver e falar conosco, mostrando-nos quão grande seja o Seu amor por nós. E (o Filho) veio para o meio de nós, na humildade, na suma inocência e fragilidade – como criancinha pobre – para estar conosco: para mostrar-nos o Seu imenso amor.

“A liberdade humana e a opção por Deus”

Mas, como diz João, o Evangelista, «os seus não o acolheram»; preferiram as trevas à Luz. Mas Deus nunca se deu por vencido: continua a estar conosco, a querer viver em nós, a caminhar ao nosso lado. È que Deus deixou à nossa liberdade a opção de acolhê-Lo ou rejeitá-Lo’: esta foi a grande fraqueza de Deus: deixar tudo à nossa liberdade, respeitar a nossa escolha.

Entretanto, estar entre nós e deixar-nos livres de optar por nossa caminhada é sinal de um Amor ‘extraordinário’ de Deus para conosco.

Outro item desenvolvido foi o de que a Humanidade está hoje exorbitando do piano de Deus, destruindo inclusive o Universo para fins egoístas, querendo prescindir também do mesmo Senhor Deus.

“Desafios atuais e o chamado à fé e à compreensão”

Referiu-se outrossim às 28 áreas em que, no mundo, há conflitos armados, muitos dos quais nunca mencionados por ninguém. A cada dia, são mais de 20.000 as pessoas que morrem por causa desta violência: e o mundo não oferece uma resposta adequada para quantos ele faz sofrer. É neste mundo escolhido pelo homem que Deus continua a estar; a ‘com-padecer-se’ de nós. E é a este mundo que, todos os anos, Deus torna a visitar-nos: a nós, pobres, débeis, sofredores.

E foi convidando todos a crescer nesta Fé; a compreender quanto Deus nos ama; a pensar que Ele ama cada um de nós – pessoalmente – que sublinhou ser este o Mistério do Santo Natal de Jesus.

Finda a Santa Missa, a Basílica apresentou uma pequena Sessão de cantos natalínos, feita pelos ‘Coroinhas’, aos quais se uniram o Reitor-Mor e outros Coirmãos salesianos para gáudio dos mesmos coristas que exprimiam toda a sua exultação ao Menino Deus e a todos os Fiéis presentes.

Com informações: ANS