Início Reitor Mor Dez anos de “dons salesianos” contam a história da vida da Igreja

Dez anos de “dons salesianos” contam a história da vida da Igreja

3
0

Dez anos de dons, de “dons” salesianos. Dez anos em que o mundo mudou e permaneceu sempre o mesmo. Ou melhor, o ser humano, seus pensamentos, dúvidas e paixões são sempre os mesmos. O Reitor-Mor dos Salesianos, Sucessor de Dom Giovanni Bosco, escreve todos os anos uma carta pastoral, que no entanto é chamada de “estrena” porque, como quis e começou a fazer o grande santo, é um dom.

Dom Giuseppe Costa, salesiano com uma longa carreira editorial, decidiu recolher as Estreias do Reitor-Mor em exercício (de 2015 a 2024), Ángel Fernández Artime, criado Cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Uma coleção com o valor de um trabalho conclusivo. Porque o Cardeal Fernández Artime será Reitor-Mor por mais algum tempo e depois o Papa escolherá outro cargo para ele.

“Chamados a amar com esperança” é o título desta coletânea publicada pelos Salesianos, que abrange dez anos de intenso trabalho do Reitor-Mor.

Basta percorrer o índice para entender que a orientação de São João Bosco está presente em cada texto do seu X Sucessor. Jovens, família, escuta, cidadania, santidade, esperança e sonho: sim, o sonho de Dom Bosco, tema da última Estreia, da qual 2024 completará 200 anos.

Há pastoral e teologia nos dons do Reitor-Mor Fernández Artime, há respostas aos desafios dos cristãos de hoje. E em todo o mundo. Aqui, a peculiaridade destes escritos é a visão ampla, o olhar para todos os continentes. Nos seus anos como Reitor-Mor, de fato, visitou pelo menos 120 países em todo o mundo. E a estas viagens também foi dedicado um outro livro – “O carisma da presença e da esperança. Um ano viajando com Don Ángel Fernández Artime” – novamente editado por Don Giuseppe Costa.

A nova publicação sobre as Estreias do Reitor-Mor não é uma simples coletânea, mas uma verdadeira leitura dos textos, graças à introdução de um jornalista, Enzo Romeo, de um teólogo, Massimo Naro, e de uma socióloga, Cecilia Costa.

Através do seu olhar, as “Estreias” tornam-se verdadeiros manuais de vida, mas também instrumentos pastorais.

São ferramentas fortemente ligadas à atualidade da Igreja, desde os textos do Papa até ao Sínodo ainda em curso e dedicado à sinodalidade – um método pastoral mesmo.

O estilo de Ángel Fernández Artime é claro, linear, prático, às vezes didático. E as fotos que enriquecem o volume deixam claro o que fala o Reitor-Mor dos Salesianos e a quem fala.

Há a notícia que se torna oportunidade de evangelização, de esperança e, portanto, de conversão ao Evangelho. E há uma particularidade de que o próprio Cardeal Fernández Artime falou na apresentação do livro: nunca escrevo uma homilia se não ler primeiro algo de Bento XVI. E lendo os presentes poder-se-ia pensar que também neste caso o Reitor-Mor lia frequentemente Bento XVI, tanto que o cita com frequência.

Angela Ambrogetti
Fonte: ACI Press