Início Comunicação Social Delegados Inspetoriais de Comunicação reúnem-se em Recife

Delegados Inspetoriais de Comunicação reúnem-se em Recife

189
0
Delegados de Comunicação se reuniram na sede da Inspetoria Salesiana do Recife. Foto: Paulo Thiago

Os seis delegados de comunicação das inspetorias salesianas do Brasil estiveram reunidos de segunda (10/07) a quarta-feira (12/07) na Sede da Inspetoria Salesiana do Nordeste, no Recife (PE). A equipe foi acolhida pelo anfitrião, P. João Carlos, delegado de Comunicação da Inspetoria São Luiz de Gonzaga e pelo Inspetor, P. Francisco Inácio Vieira Júnior, que é o atual inspetor referente para comunicações na Cisbrasil – Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil.

Logo na segunda-feira, os delegados participaram da transmissão ao vivo pela rádio do Terço Mariano, um dos trabalhos de grande repercussão realizados pela equipe de comunicação da Inspetoria Salesiana do Nordeste. “Uma experiência muito profícua, porque pudemos ver de muito perto como o trabalho de comunicação liderado pelo P. João Carlos, atinge as pessoas com tanta intensidade em diferentes Estados brasileiros, até mesmo de outras regiões fora do nordeste”, apontou o delegado de Comunicação da Inspetoria Missionária do Amazonas, José Luis Almeida.

A pauta da reunião foi bastante aprofundada nos itens propostos. Cada delegado apresentou o Plano Inspetorial de Comunicação, elaborado a partir da proposta para o sexênio de cada dicastério da Congregação, após o CG28.

Outro tema aprofundado foi o uso da logo dos Salesianos do Brasil, o selo da RSB, suas aplicações e hierarquias. Cada inspetoria também fez uma apresentação de Projetos Institucionais em desenvolvimento relação ao Dom Bosco Green, Gestão de “ensalamento”, excelência no atendimento, captação de alunos, entre outros temas que podem ser compartilhados na solução de situações semelhantes em realidades diferentes.

A Escola de Comunicação, encerrada no ano passado, também passou por uma avaliação positiva por parte dos membros do CONAC. Outro projeto que foi analisado foi a unificação do Projeto de animação vocacional em ambiente digital dos SAVs, com apresentação do P. Rafael Galvão, por vídeo conferência.

O conselheiro geral para as comunicações, P. Gildásio Mendes, também fez uma participação na reunião, à distância, por telefone. Deixou palavras de incentivo ao grupo e pediu orações.

Além das reuniões de trabalho, os delegados também tiveram uma oportunidade de convivência e troca de experiências durante momentos como a visita à AMA – Associação Missionária Amanhecer, entidade encarregada de coordenar um grande projeto de comunicação e evangelização, realizado pelos salesianos do Nordeste. Outro local visitado pelos delegados de comunicação foi o museu do Instituto Ricardo Brennand. A segunda etapa da reunião dos delegados de comunicação é a participação no MUTICOM, evento da CNBB realizado em João Pessoa (PB), que tem a participação da Rede Salesiana Brasil.