Início Escola Comunidade escolar do Colégio Salesiano Dom Lasagna participa de simulação de rota...

Comunidade escolar do Colégio Salesiano Dom Lasagna participa de simulação de rota de fuga

99
0
Os alunos do Colégio Dom Lasagna se reuniram no campo de futebol para a simulação. Foto: Divulgação.

Uma importante simulação de rota de fuga foi realizada no Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, na terça-feira (20/06), pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pela Diretoria da escola.

O evento, que teve apoio fundamental do Corpo de Bombeiros, visou a conscientização e preparação de alunos, professores e funcionários para situações de emergência.

De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho, Nivaldo de Souza Luna, a atividade teve como objetivo principal simular um cenário realista de evacuação, em caso de um eventual incidente ou incêndio nas dependências do colégio.

“Essa iniciativa faz parte de um esforço conjunto para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos na comunidade escolar, bem como para cumprir com as normas de segurança vigentes”, destacou.

Dias antes de acontecer a simulação, a equipe responsável pela organização do evento realizou um treinamento prévio com todos os participantes, com o intuito de explicar os procedimentos de evacuação e fornecer orientações sobre como agir de forma segura e eficiente durante o simulado.

ALERTA

No dia da simulação, foi dado o sinal de alerta, indicando o início do exercício. Imediatamente, os alunos, professores e funcionários adotaram os procedimentos aprendidos, dirigindo-se de forma ordenada e tranquila para os pontos de encontro preestabelecidos, situados nas áreas externas do colégio.

Durante a evacuação, o Corpo de Bombeiros atuou em conjunto com a equipe do colégio, garantindo a segurança de todos os participantes e coordenando as ações necessárias.

Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano, Liliana Aparecida Corá, a Lili, afirmou que foi possível observar a eficiência e a disciplina dos envolvidos, que seguiram todas as orientações e utilizaram as rotas de fuga de forma correta. “A simulação de rota de fuga no Colégio Salesiano foi um sucesso em todos os aspectos. Além de proporcionar um treinamento valioso para lidar com situações de emergência, fortaleceu a cultura de prevenção de acidentes e a importância da segurança coletiva”, frisou.

Após o término da simulação, foi realizado um encontro para debater os pontos positivos e identificar possíveis melhorias para aprimorar os protocolos de evacuação no colégio. Essa avaliação pós-simulação é essencial para aperfeiçoar os procedimentos e garantir uma resposta cada vez mais eficiente em caso de emergências reais.

TRANQUILOS

A advogada Talita Cristina Petek, mãe da aluna Iasmin Petek Casarini, do 3° ano do Ensino Fundamental, elogiou a atitude da escola em promover esse tipo de simulação, que é realizada em escolas e empresas de países de primeiro mundo, como o Japão, por exemplo. “As crianças e os pais, através de atitudes como essas, fazem com que todos fiquem mais tranquilos”, destacou.

Por sua vez, a professora universitária, Juliana Sedlacek Bassani, mãe do aluno Daniel Sedlacek Bassani, do 5°Ano do Ensino Fundamental, ressaltou ser de extrema relevância essa simulação, pois demonstra a preocupação da direção em garantir a segurança dos alunos e funcionários, e prevenir que acidentes possam ocorrer.

Diretor-Geral do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou que a realização desse tipo de exercício demonstra o compromisso da Instituição em garantir a segurança e o bem-estar de sua comunidade escolar.

“A parceria entre a CIPA, a Diretoria e o Corpo de Bombeiros foi essencial para o sucesso do evento, e reforça a importância da cooperação entre diferentes setores em prol da segurança de todos”, destacou, ao completar que, em simulações como essa, o Colégio Salesiano de Araçatuba reafirma seu compromisso com a prevenção de acidentes, atentados, incêndios e com a preparação de seus alunos, professores e funcionários para enfrentar situações adversas”, declarou.

Monique Bueno
Analista de Comunicação