Início Inspetor Padre Ricardo conclui Visita Inspetorial a Comunidade Salesiana de São Marcos e...

Padre Ricardo conclui Visita Inspetorial a Comunidade Salesiana de São Marcos e Meruri

140
0
P. Ricardo presidiu Missa na Comunidade São Marcos durante visita canônica. Foto: Reprodução Facebook

O Padre Ricardo encerrou sua visita às Comunidades Salesianas Sagrado Coração, localizada em Meruri, e São Marcos, após uma série de encontros e atividades significativas. A visita, que teve início no domingo, dia 18 de junho, foi marcada por momentos de celebração, reflexão e interação com os membros da comunidade.

No primeiro dia de sua visita, o Padre Ricardo foi recebido pelo Diretor, Padre Andelson, na Comunidade Salesiana Sagrado Coração. Durante a recepção, os indígenas Boe-Bororo prepararam uma recepção cultural, com pintura facial, cantos e danças tradicionais. Em seguida, o Padre Ricardo conduziu uma oração e concedeu uma bênção especial em comemoração aos 129 anos da presença salesiana nessas terras. A visita foi encerrada com a presidência da Eucaristia na Capela da Comunidade, em ação de graças por esse marco comemorativo.

No segundo dia, segunda-feira, o Padre Ricardo deu início oficialmente à Visita Canônica. Durante a manhã, ele teve conversas individuais com alguns Salesianos e com o Aspirante Lucas. Às 14h, encontrou-se com a Salesiana Cooperadora Bernadethe Campos e, posteriormente, teve conversas individuais com outros membros da Casa.

No período vespertino, o Padre Ricardo reuniu-se com três líderes da Comunidade Boe-Bororo: Sr. Osmar, Sr. Lauro e Sr. José Mário. Em seguida, encontrou-se com os membros da Associação de Maria Auxiliadora – ADMA. Às 17h45, participou da récita do Santo Terço na igreja e, às 18h, presidiu a Eucaristia na Sede Paroquial Sagrado Coração de Jesus, juntamente com o Padre Andelson e o Padre João Bosco. A programação do dia foi finalizada com a participação no Oratório Festivo, organizado pelo Tirocinante Roberto Brito e pelo Aspirante Lucas.

No terceiro dia, terça-feira, Padre Ricardo visitou alguns espaços da Comunidade na companhia do Padre Andelson, do Padre Bosco e da Professora Aivone, durante o período matutino. Mais tarde, juntamente com o Padre Andelson e o Cacique Osmar, visitou a área reservada para a criação de gado do Projeto do Povo Boe-Bororo. Ainda pela manhã, visitou a Comunidade Salesiana São Marcos, sendo acolhido pelo Vice-Diretor, Padre Douglas. Na sequência, compareceu à Escola Estadual Indígena Filipe Rinaldi, onde foi recebido pelo Diretor Xavante Valter. Nesse local, os professores e os alunos prepararam uma recepção cultural.

Durante todo o período da tarde, o Padre Ricardo dialogou com os Salesianos, fortalecendo os laços com a comunidade. Às 18h, presidiu a Eucaristia na Matriz Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente com o Padre Alfred, o Padre Beatus e o Padre Douglas. Após a missa, visitou as Filhas de Maria Auxiliadora – FMA, encontrando-se com a Ir. Elza Maria Ribeiro, Diretora, e a Ir. Eblin Yanessi Angel Perea.

Na quarta-feira, Padre Ricardo dirigiu-se à Aldeia Corpo de Cristo, localizada na Serra do Roncador, a 220 km de São Marcos, em companhia do Padre Alfred e do Padre Douglas. Lá, foram recebidos pelo Cacique Bernardo, sua esposa e familiares. Às 12h, presidiu a Eucaristia na aldeia, juntamente com o Padre Alfred e o Padre Douglas. Após a celebração, houve a doação de cestas básicas, cobertores e roupas. Em seguida, o Padre Ricardo, acompanhado pelo Padre Douglas, o Padre Alfredo e crianças Xavante, visitou a nascente do Rio São Marcos.

Nesta quinta-feira, o Padre Ricardo reuniu-se pela manhã com os Salesianos para encerrar a Visita Inspetorial/2023. Às 10h, presidiu a Eucaristia, seguida por um almoço festivo em celebração ao encerramento da visita.