Início Formação Comissão Regional de Formação reúne-se em Ypacaraí para discutir os desafios do...

Comissão Regional de Formação reúne-se em Ypacaraí para discutir os desafios do setor

415
0
Delegados Inspetoriais para a Formação Salesiana em encontro na cidade de Ypacaraí, no Paraguai. Foto: MSMT.

Os Delegados Inspetoriais para o setor de Formação Salesiana de toda a América Cone Sul estiveram reunidos entre os dias 19 e 22 de setembro em Ypacaraí, no Paraguai. O Delegado da Formação da Inspetoria do Paraguai, P. Delio Barreiro, foi o anfitrião da equipe composta por 16 pessoas, na CAFASA – Casa da Família Salesiana, local da reunião.

Entre os temas debatidos no encontro estiveram as iniciativas realizadas em cada inspetoria após a canonização de São Artêmides Zatti para aproveitar esta Graça de Deus para a Congregação Salesiana; Também foram apresentadas as iniciativas realizadas em cada Inspetoria para recordar o sonho dos 9 anos, que completa 200 anos em 2024. Cada Delegado também apresentou um Plano de qualificação inspetorial com referência à preparação de novos formadores e ainda apresentou como acontece o processo inspetorial de formação missionária dos salesianos diante das realidades locais de cada inspetoria.

O encontro teve a participação de Dom Guido Errico, que faz parte da equipe do Dicastério para a Formação em Roma. A parte formativa do encontro foi feita pelo P. Sérgio Ramos de Souza, da Inspetoria de Porto Alegre. Ele falou sobre a dimensão da Missionariedade com o diálogo da formação com o setor das Missões.

O Salesiano Irmão Adrián Guerrero, do Uruguai, como representante do CRESCO, apresentou o funcionamento do curatorium com os cursos disponíveis naquela casa de formação salesiana, agora sediada na cidade de Guadalajara (MEX). Também foi apresentado andamento da formação feita em Quito (EQU), para os cursos de salesianidade e formação de novos diretores. A reunião também teve o objetivo de definir o calendário 2024 para a CRF (Comissão Regional de Formação) e CNF (Comissão Nacional de Formação). A inspetoria de Campo Grande foi representada pelo P. Ademir de Oliveira, atual vigário inspetorial e Delegado para a Formação e também diretor do curatorium do pós-noviciado em Campo Grande. “Foram momentos de muita partilha e troca de experiências, também avaliando o documento que foi escrito na visita conjunta que aconteceu no início deste ano, que foi utilizado para reflexões e deliberações do encontro”, resumiu P. Ademir.

O encerramento do encontro aconteceu em uma Santa Missa celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Ca´acupé.