Início Ação Social Atendidos do Centro Juvenil de Três Lagoas aprendem prevenção contra escorpiões

Atendidos do Centro Juvenil de Três Lagoas aprendem prevenção contra escorpiões

40
0
Atendidos do Centro Juvenil Salesiano aprenderam a prevenir acidentes com escorpiões. Foto: Reprodução Facebook

Na terça-feira (27/06), o Centro Juvenil Jesus Adolescente de Três Lagoas recebeu o grupo “Promoção da Saúde” da Secretaria Municipal de Saúde para uma importante palestra sobre prevenção contra escorpiões. A iniciativa teve como objetivo informar e orientar os participantes do Projeto Gerando Futuro, fruto da parceria entre a Missão Salesiana e a Petrobras, sobre os cuidados necessários em relação a esses aracnídeos.

Durante a palestra, os especialistas abordaram temas como os cuidados que devem ser tomados em casa, medidas preventivas e a forma correta de agir em casos de acidentes com escorpiões. Além disso, eles trouxeram espécimes desses animais, permitindo que os participantes pudessem observá-los de perto e entender melhor seu comportamento, utilizando luz ultravioleta.

A preocupação com a incidência de acidentes com escorpiões em Três Lagoas é evidente. No ano de 2022, o município registrou 311 ocorrências relacionadas a esses aracnídeos, e a expectativa é de que esse número possa ser ainda maior em 2023. Diante disso, a ação educativa realizada no Centro Juvenil visa conscientizar e capacitar os jovens para prevenir tais incidentes, promovendo a segurança e o bem-estar da comunidade.

O Projeto Gerando Futuro Três Lagoas é uma iniciativa desenvolvida pela parceria entre a Petrobras e a Missão Salesiana de Mato Grosso – Centro Juvenil Jesus Adolescente. Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e biopsicossocial de adolescentes, jovens e adultos do município de Três Lagoas.

Com a palestra sobre prevenção contra escorpiões, o projeto reforça seu compromisso em promover a saúde e a segurança da comunidade atendida, capacitando os participantes para lidar de forma adequada com possíveis situações de risco. A conscientização e o conhecimento adquiridos nesse encontro certamente contribuirão para a redução dos acidentes envolvendo escorpiões em Três Lagoas.

A ação do grupo “Promoção da Saúde” da Secretaria Municipal de Saúde demonstra a importância de parcerias e da disseminação de informações para a prevenção de problemas de saúde pública. Através da educação e conscientização, é possível criar uma comunidade mais preparada e segura diante dos desafios que envolvem a convivência com animais peçonhentos. O Centro Juvenil Jesus Adolescente de Três Lagoas, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, a Missão Salesiana e a Petrobras, reforçam seu compromisso em promover a saúde, a educação e o bem-estar da população, buscando sempre oferecer conhecimento e recursos para prevenir riscos e garantir uma melhor qualidade de vida para todos.