Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Itália – Domingo encerra-se o Processo Diocesano da Causa de Canonização do P. Silvio Galli SDB

Itália – Domingo encerra-se o Processo Diocesano da Causa de Canonização do P. Silvio Galli SDB

9 de junho de 2022

(ANS – Claros) – Domingo próximo, 12 de junho de 2022, décimo aniversário de morte do Servo de Deus P. Silvio Galli SDB (Palazzolo Milanese, 10 de setembro de 1927 – Chiari, 12 de junho de 2012), terminará oficialmente em Chiari o Processo Diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade e de sinais, do Servo de Deus (SdeD), processo que, após os necessários atos prévios, se tinha iniciado no Domo de Chiari em 11 de outubro de 2020 e que representa uma primeira, fundamental, etapa da Causa de Beatificação e Canonização do P. Galli.

Para esse importante encontro, a Postulação Geral Salesiana, de acordo com os Salesianos e a Igreja Local, preparou um tríduo de eventos.

–   Amanhã, sexta-feira, 10 de junho, no Instituto Salesiano “São Bernardino”, de Chiari, das 20h30 locais (UTC+2), se há de fazer um cenáculo de oração pela Causa do P. Galli, animado pelo P. Pier Luigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da FS.

–   Sábado, 11 de junho, sempre no Instituto Salesiano de Chiari e sempre às 20h30 está programado um Encontro de divulgação da figura do SdeD, intitulado: “O Espírito faz os Santos. A caminhada da Causa de Canonização do P. Silvio Galli”. Falará a Dra. Lodovica Maria Zanet, colaboradora da Postulação Geral Salesiana.

–   Domingo, 12 de junho, por fim, às 18 horas, no Galpão do Instituto “São Bernardino”, se procederá ao Ato fundamental, com o Encerramento do Processo Diocesano da Causa de Canonização do SdeD P. Silvio Galli; à Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo de Bréscia, Dom Pierantonio Tremolada; e a uma saudação conclusiva pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime. 

A Concelebração será visível ao vivo streaming pelo canal YouTube do semanário diocesano de Bréscia, “La Voce del Popolo” (A Voz do Povo).

Se imaginarmos uma Causa como um “coração” (com diástole, em que o sangue se recolhe nas cavidades cardíacas, e com sístole, em que ele é bombeado e, portanto, reposto no círculo sanguíneo), pode-se ver no Processo diocesano como o momento da “diástole”, porque preposta antes de tudo à coleta das provas documentais e testemunhais. No final do Processo diocesano, tais provas são levadas a Roma para ser estudadas e finalizadas: e com isso se dá início à “Fase romana”, em que primeiramente a Congregação das Causas dos Santos estuda a validade jurídica dos Atos processuais do Processo Diocesano; depois, a Postulação, sob a guia de um “Relator” vaticano, demonstra a heroicidade da vida do P. Silvio, escrevendo um denso e articulado tratado: a ‘Positio’. Pode-se ver pois na “Fase Romana” como o momento da “sístole”, em que o que se recolheu na diocese é “reposto” lá, onde a Igreja mesma demonstra e avalia acerca da santidade dos seus Servos e Servas de Deus.

A ‘Positio’, de fato, uma vez apresentada no Vaticano, será primeiramente votada por um grupo de Consultores teólogos da Congregação das Causas dos Santos; em seguida, votada por um grupo de Cardeais e Bispos da mesma Congregação, graças em particular à sua apresentação por um “Cardeal Relator”.

Quanto à Postulação está sempre a postos, em cada uma das fases para: responder a eventuais objeções, integrar, esclarecer.

Se o roteiro se concluir de modo positivo, o Papa poderá então, por proposta do Cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, conceder que seja promulgado o Decreto de venerabilidade do P. Silvio Galli: ele poderá assim tornar-se um Servo de Deus “Venerável”.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS