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Alunos salesianos debatem o desafio de combater a fome e respeitar o meio ambiente

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Com um roteiro de atividades voltadas à Semana do Meio Ambiente, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande, como proposta de Redação, responderam ao questionamento acerca do “maior desafio do século XXI: alimentar a população e respeitar o meio ambiente”. Em grupos, após reflexão, os alunos apresentaram intervenções para a problemática: investimento governamental na modalidade produtiva da “agricultura familiar”, conscientização sobre o desperdício e uso de tecnologia para aumentar a produção alimentícia e restauração áreas improdutivas.

Para o aluno Juan Fernandes Gonçalves Filgueiras, 17 anos, a atividade desenvolvida além de dar mais consciência sobre a realidade que vivemos, também aponta saídas para os problemas atuais. “Percebemos que nós podemos fazer a diferença e, querendo ou não, somos efetivamente o futuro da nação”, declarou o jovem. Juan também se disse surpreso com as propostas apresentadas pelos colegas por serem bem diferentes e totalmente factíveis. “Esta geração é muito positiva e dá esperanças. Todos se engajaram na proposta”, avaliou.

A professora Eliane Santos Paulino é a titular da matéria de redação para a série e argumenta que o debate promove a troca de conhecimentos entre jovens e os motiva a refletir sobre a causa sustentável. “São mentes jovens com objetivos afins. Nesse sentido, esse tipo de atividade impulsiona o interesse por engajamento social em suas diferentes dimensões”, declarou Eliane.

Em janeiro deste ano, com base nos resultados de questionários sobre Ecologia Integral, aplicados nos últimos meses de 2021 em todas as Inspetorias e Obras salesianas do mundo, o Setor da Pastoral Juvenil (PJ) ofereceu uma formação básica sobre este importante tema, hoje disponível na internet. Trata-se de uma formação curta, que visa repercorrer os passos da Igreja no que diz respeito ao Desenvolvimento Humano, desde a década de 1960 até hoje, para mostrar o verdadeiro significado de Ecologia Integral, observando como tudo está conectado e o que cada um pode fazer para salvar o planeta e passar “da cultura do desperdício à cultura do cuidado”. Além disso, a formação também aborda a integração da ecologia integral nos Projetos Educativo-Pastorais Salesianos (PEPS), locais e inspetoriais, por meio de ações concretas. O projeto de redação do Colégio Dom Bosco de Campo Grande foi idealizado dentro dessa perspectiva.

Fora da rotina de sala de aula, os alunos têm demonstrado interesse em construir o próprio repertório argumentativo. A dinâmica, além de cumprir o propósito de interação, possibilita a partilha de opiniões e culmina com um debate de interesse coletivo. “Sabendo que o CSDB é  um ambiente propício à formação integral dos alunos, certamente essa geração, futuramente, estará colocando em prática , de forma efetiva, suas propostas para resolução de problemáticas como a debatida. Essa força jovem salesiana tem muito a contribuir com um mundo mais sustentável”, finaliza a professora.

Com colaboração de Lúdio da Silva – coordenador CSDB

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02