Início Publicações Salesiano da Espanha lança livro “Dom Bosco e seus sonhos”

Salesiano da Espanha lança livro “Dom Bosco e seus sonhos”

O livro convida o leitor a uma viagem íntima pelos sonhos que nortearam sua vida e obra.

190
0
Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (20/02) na sala de Assembleias da Casa inspetorial Salesianos Maria Auxiliadora, em Salamanca (ESP), aconteceu a apresentação da mais recente obra do P. Eugenio Albuquerque, SDB. O lançamento do livro insere-se na celebração do bicentenário do primeiro sonho profético de Dom Bosco, visão que norteia a missão salesiana há dois séculos.

O AUTOR

Padre Eugenio Alburquerque , natural de Hinojosa de Duero, Salamanca, é uma das maiores autoridades em espiritualidade salesiana nos dias de hoje. Ele dedicou a sua vida à formação e à educação no espírito de Dom Bosco. Graduado em Teologia Dogmática e com doutorado. P. Eugenio Alburquerque é uma figura chave no ensino da teologia moral, principalmente na Europa. Dirigiu importantes publicações salesianas, como a revista “Misión Joven” e o “Boletim Salesiano”. Seu profundo conhecimento e paixão pela Salesianidade se refletem em seus quase 60 livros publicados. Os temas que abordou: da ética e da teologia moral à espiritualidade e à vida familiar, fazem dele um especialista indiscutível em São Francisco de Sales.

“DOM BOSCO E SEUS SONHOS”

A obra “Dom Bosco e os seus Sonhos” supera a simples homenagem ao fundador da Congregação Salesiana, mas é também como uma janela para a alma de Dom Bosco, oferecendo uma seleção de 14 sonhos que delinearam a sua vocação e missão. Este livro distingue-se pela sua abordagem única, não procurando analisar os sonhos numa perspectiva académica, mas permitindo ao leitor aproximar-se e compreender a figura de Dom Bosco desde uma dimensão mais íntima e pessoal.

Desde o sonho que teve aos 9 anos, que motivou a criação do livro e cujo bicentenário celebramos, até as visões que prenunciaram a expansão de sua obra e a fundação das Filhas de Maria Auxiliadora, cada narrativa é examinada não apenas como uma história de acontecimentos sobrenaturais, mas como reflexos da essência e das preocupações mais profundas de Dom Bosco. Esses sonhos, que vão desde a infância até o último período de vida, revelam a direção divina que norteou o seu trabalho educativo e pastoral, promovendo a expansão da Congregação Salesiana e fortalecendo o seu legado espiritual.

A apresentação do livro foi um momento de reflexão sobre a importância dos sonhos na vida de Dom Bosco, destacando como essas visões divinas o ajudaram a enfrentar desafios, inspiraram suas iniciativas missionárias e, em última análise, transmitiram seu espírito e espiritualidade às gerações futuras. “Dom Bosco e os seus sonhos” convida o leitor a contemplar as preocupações, as grandes inquietações e, sobretudo, o zelo pela salvação das almas que definiram a vida de Dom Bosco.

Ao nos aprofundarmos em “Dom Bosco e seus Sonhos”, P. Eugenio Alburquerque nos dá uma visão interna do coração de Dom Bosco, oferecendo uma obra que é ao mesmo tempo uma abordagem à figura do santo e uma inspiração para aqueles que buscam seguir os seus passos no amor a Deus e aos outros, especialmente aos jovens. Este livro não é apenas uma contribuição significativa para o corpus literário salesiano, mas também uma fonte de inspiração para continuar a missão de Dom Bosco no mundo contemporâneo.