Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Faculdade Santa Tereza participa do Dia Mundial de Limpeza no Pantanal

Faculdade Santa Tereza participa do Dia Mundial de Limpeza no Pantanal

24 de setembro de 2019
Cerca de 368 jovens, de um grupo de mais de 550 cadastrados, se disponibilizaram e juntaram suas energias para, pela primeira vez em Corumbá, realizar o Dia Mundial da Limpeza Pantanal.
A iniciativa tem sua origem no ano de 2008 na Estônia que enfrentava um descaso generalizado com os descartes de rejeitos em lugares inadequados, especialmente nas florestas. Numa mobilização nacional com a maior amplitude da história, cerca de 50.000 pessoas se juntaram para limpar todo o território, em 4 horas. Com a primeira ação, nos anos seguintes outros países se juntaram com o mesmo empenho.
Em 2018 apenas a cidade de Campo Grande representou o Estado de MS. Neste ano, por iniciativa do jovem engenheiro ambiental Romel Júnior a iniciativa foi organizada em Corumbá no dia 22 e em Ladário no dia 23. A Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST), por meio da Coordenação de Pastoral, sob a animação do professor Thiago Godoy e pela iniciativa da Atlética Alpha, do curso de Direito, mobilizou um grande número de acadêmicos para fazer parte dessa ação voluntária.
O local escolhido para a ação foi a Cacimba da Saúde, uma antiga fonte represada às margens do Rio Paraguai, que é atrativa para lazer de grande parte da comunidade, mas que sofre com o descarte inadequado de lixo diretamente no Pantanal.
Toda liderança foi voluntária e a mobilização ocorreu de maneira direcionada pelas redes de influências dos animadores centrais.
Instituições como o Rotaract, Interact, Ordem DeMolay, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Nosso Pantanal, Polícia Militar Ambiental, Unipav (Empresa responsável da Coleta de Resíduo), Desbravadores, Acadêmicos da UFMS, Fundação Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Corumbá, somaram forças para o desenvolvimento da atividade.
Foram recolhidas e dado destino correto mais de 2 Toneladas de resíduos numa ação que durou 2 horas.
A maioria dos participantes eram jovens, mas crianças de 6 anos, participantes do Movimento Desbravadores, também contribuíram e ofereceram seu empenho.
A atividade está entre uma das maiores redes de ação Social realizadas na cidade e no Estado. Neste ano mais de 1200 cidades brasileiras se cadastraram para realização do ‘Dia’ e o objetivo vai além do recolhimento de material, é necessário melhor conscientização de todos os cidadãos diante da poluição e do cuidado com “Nossa Casa Comum”. No mundo foram mais de 157 países e 18 milhões de voluntários.
#DiaMundialdaLimpeza #Lixonochãonão #Worldcleanupday #Worldcleanupday2019 #NossoPantanal #DiaMundialdaLimpezaPantanal

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS