Início Reitor Mor Papa Francisco estende mandato de D. Ángel Fernández Artime à frente da...

Papa Francisco estende mandato de D. Ángel Fernández Artime à frente da Congregação Salesiana até 16 de agosto

380
0
Dom Ángel Fernández Artime, Reitor-mor salesiano. Foto: ANS

O Papa Francisco concedeu uma prorrogação excepcional do mandato de D. Ángel Fernández Artime como Reitor-Mor da Congregação Salesiana, conforme decreto “Deroga” enviado à véspera da Ordenação Episcopal do Cardeal. A decisão, comunicada pelo próprio D. Ángel, permite que ele continue suas funções até 16 de agosto de 2024, encerrando no contexto do 209.º Aniversário de Nascimento de São João Bosco, no Colle Don Bosco, ao final do Sínodo dos Jovens e das celebrações do bicentenário do Sonho dos Nove Anos.

D. Ángel esclareceu sua situação pessoal em relação à Congregação e à Família Salesiana, expressando que “o Papa Francisco expressou-me o desejo de que a minha ordenação episcopal ocorresse neste tempo pascal“. Ele continuará servindo até uma data adequada, conforme indicação papal.

O decreto papal autoriza D. Ángel a permanecer como Reitor-Mor mesmo após a ordenação episcopal, encerrando oficialmente suas funções na data mencionada. Após este período, ele ficará ao serviço direto do Papa Francisco.

D. Ángel finalizou sua comunicação ressaltando sua gratidão a São João Bosco e sua confiança de que ele continuará a zelar pela Congregação e pela Família Salesiana. O Reitor-Mor termina a nota referindo: “A minha última palavra neste momento é dirigida a Dom Bosco que, sem dúvida, continuará a cuidar da sua Congregação e da sua preciosa Família”.

Com informações: Salesianos Portugal