Início Comunicação Social Faculdade Santa Tereza participa do Dia Mundial de Limpeza no Pantanal

Faculdade Santa Tereza participa do Dia Mundial de Limpeza no Pantanal

41
0
Cerca de 368 jovens, de um grupo de mais de 550 cadastrados, se disponibilizaram e juntaram suas energias para, pela primeira vez em Corumbá, realizar o Dia Mundial da Limpeza Pantanal.
A iniciativa tem sua origem no ano de 2008 na Estônia que enfrentava um descaso generalizado com os descartes de rejeitos em lugares inadequados, especialmente nas florestas. Numa mobilização nacional com a maior amplitude da história, cerca de 50.000 pessoas se juntaram para limpar todo o território, em 4 horas. Com a primeira ação, nos anos seguintes outros países se juntaram com o mesmo empenho.
Em 2018 apenas a cidade de Campo Grande representou o Estado de MS. Neste ano, por iniciativa do jovem engenheiro ambiental Romel Júnior a iniciativa foi organizada em Corumbá no dia 22 e em Ladário no dia 23. A Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST), por meio da Coordenação de Pastoral, sob a animação do professor Thiago Godoy e pela iniciativa da Atlética Alpha, do curso de Direito, mobilizou um grande número de acadêmicos para fazer parte dessa ação voluntária.
O local escolhido para a ação foi a Cacimba da Saúde, uma antiga fonte represada às margens do Rio Paraguai, que é atrativa para lazer de grande parte da comunidade, mas que sofre com o descarte inadequado de lixo diretamente no Pantanal.
Toda liderança foi voluntária e a mobilização ocorreu de maneira direcionada pelas redes de influências dos animadores centrais.
Instituições como o Rotaract, Interact, Ordem DeMolay, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Nosso Pantanal, Polícia Militar Ambiental, Unipav (Empresa responsável da Coleta de Resíduo), Desbravadores, Acadêmicos da UFMS, Fundação Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Corumbá, somaram forças para o desenvolvimento da atividade.
Foram recolhidas e dado destino correto mais de 2 Toneladas de resíduos numa ação que durou 2 horas.
A maioria dos participantes eram jovens, mas crianças de 6 anos, participantes do Movimento Desbravadores, também contribuíram e ofereceram seu empenho.
A atividade está entre uma das maiores redes de ação Social realizadas na cidade e no Estado. Neste ano mais de 1200 cidades brasileiras se cadastraram para realização do ‘Dia’ e o objetivo vai além do recolhimento de material, é necessário melhor conscientização de todos os cidadãos diante da poluição e do cuidado com “Nossa Casa Comum”. No mundo foram mais de 157 países e 18 milhões de voluntários.
#DiaMundialdaLimpeza #Lixonochãonão #Worldcleanupday #Worldcleanupday2019 #NossoPantanal #DiaMundialdaLimpezaPantanal