Início Pastoral Juvenil Vocacional Dois novos diáconos são ordenados em Rondonópolis: Vanderson de Souza e Douglas...

Dois novos diáconos são ordenados em Rondonópolis: Vanderson de Souza e Douglas Chrystiano

73
0

Os salesianos Vanderson de Souza e Douglas Chrystiano receberam, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, a ordem do diaconato para servir à Igreja e ao povo na celebração eucarística deste último domingo, 18 de março, às 9h, no Oratório Filhos de Dom Bosco – em  Rondonópolis (MT). Estiveram nesta celebração, o bispo de Rondonópolis, Dom Juventino Kestering; o Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Gildásio Mendes; o Vice-inspetor, Pe. Elias Roberto; o Delegado Inspetorial para a Animação Missionária, Pastoral Juvenil e Vocacional, Pe. Wagner Luis Galvão; além de salesianos, aspirantes, pré e pós-noviços e outros mil participantes na assembleia. 

O lema de ordenação escolhido pelos novos diáconos foi o versículo “Servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gl 5,13). 

Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (“caráter”) que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade (Catecismo da Igreja Católica).

História vocacional

Vanderson de Souza Gomes, nasceu em 26 de janeiro de 1988, em Rondonópolis – MT. É filho de Salvador Pereira Gomes e Clotildes Rodrigues de Souza. Foi batizado na Paróquia São José Operário no dia 26 de setembro de 1993 pelo Padre Lothar Bauchrowitz. No dia 22 de novembro de 1998 recebeu pela Primeira a Eucaristia na Comunidade São João Batista pelas mãos do Pe. Bruno Pedron. Recebeu o sacramento da Confirmação no Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco (Comunidade São João Batista) no dia 14 de dezembro de 2003 na Celebração Eucarística precedida pelo bispo diocesano de Rondonópolis Dom Juventino Kestering.

Em 2005 com o apoio do Pe. Danilo Rinaldi entrou para o aspirantado no Instituto São Vicente (ISV) Lagoa da Cruz em Campo Grande. Em 2006 fez o pré-noviciado, e no ano de seguinte o noviciado onde. Fez a Primeira Profissão Religiosa como Salesiano no dia 24 de janeiro de 2008. Nos anos de 2008 e 2009 estudou filosofia na UCDB. Em 2010 foi diretor de pastoral na Cidade Dom Bosco (Corumbá-MS) e em 2011 foi professor dos indígenas xavantes e bororos em Sangradouro. No ano de 2012 morou no Colégio Salesiano Santo Antônio no Coxipó da Ponte em Cuiabá. De 2013 a 2016 estudou teologia no Instituto Pio XI em São Paulo-SP. Fez a Profissão Perpétua Salesiana Capela São João Bosco (UCDB) no dia 24 de janeiro de 2016.

De janeiro a julho de 2017 foi ecônomo da missão indígena de São Marcos. De agosto a dezembro auxiliou nas atividades pastorais do Salesianos Paulo VI. Este ano está na Comunidade Indígena de Sangradouro onde exerce a função de Animador Missionário e itinerância missionária nas 56 aldeias da Paróquia São José.

Douglas Chrystiano Silva Souza nasceu em 05 de setembro de 1986, em Barra do Garças (MT). Filho de João Bosco de Souza e Eleuza Aparecida Silva Souza. Entrou na comunidade salesiana de Corumbá (Cidade Dom Bosco), em 2004, aos 18 anos. Em 2006, entrou para o noviciado em Indápolis, local que realizou a sua Primeira Profissão Religiosa no ano seguinte. Em 2013, fez a sua Profissão Perpétua em Campo Grande. Estudou Filosofia na UCDB e frequentou o curso Teologia entre 2011 a 2014. Trabalhou na Pastoral da Missão Salesiana em Sangradouro, no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande e em Rondonópolis. Em 2017 ocupou a função de ecônomo na comunidade salesiana de Barra do Garças (MT). Atualmente é ecônomo na comunidade São Marcos onde exerce também a função de Animador Missionário.


Fotos