Início Escola Seminário ‘Amorevolezza’ capacita educadores das Instituições Salesianas de Corumbá

Seminário ‘Amorevolezza’ capacita educadores das Instituições Salesianas de Corumbá

775
0
Amorevolezza reuniu colaboradores de todas as obras salesianas em Corumbá (MS). Foto: MSMT

A segunda edição do “Amorevolezza” para 150 educadores da Cidade Dom Bosco, Colégio Salesiano de Santa Teresa e Faculdade Salesiana de Santa Teresa foi realizada na terça-feira (10/10), em Corumbá (MS).

Os colaboradores das presenças participaram de um dia de formação com dinâmicas e partilhas, refletindo sobre o tema “Carisma da Presença = modo salesiano de ser e educar e colaborar na missão sendo corresponsável no pátio”.

Após um momento de abertura conduzido pela equipe de música, o professor Wesley, da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, promoveu um momento de alongamento e relaxamento para todos. Em seguida, a oração da manhã foi conduzida pelo aspirante Alexandre Mendes, destacando a importância dos dons que Deus deu a cada um e a pertença ao corpo da igreja e às presenças salesianas.

O momento formativo foi conduzido pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, Padre Aldir da Silva, que proporcionou momentos de reflexão sobre o ser educador dentro e fora das salas. Ele enfatizou a importância da missão de todos e abordou em quatro pontos essenciais para o ambiente salesiano: ser casa que acolhe, escola que encaminha para a vida, paróquia que evangeliza e pátio para encontrar com os amigos.

Em seguida, os educadores participaram de trabalhos em grupo, em que cada equipe foi responsável por refletir sobre um dos quatro pontos explicados na palestra e preparar uma apresentação de acordo com o tema escolhido. Os educadores demonstraram criatividade ao utilizar teatro, paródia, jogral e dança, envolvendo a todos.

No início da tarde, cada presença, juntamente com seus coordenadores e responsáveis pelo RH, teve um breve momento formativo e repasse de informações. Para encerrar o evento, Padre Aldir fez suas considerações finais sobre as apresentações.

O “Amorevolezza para Educadores” foi encerrado com a Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Delegado da Pastoral Juvenil Salesiana.

Realizado desde 2022, este evento proporciona momentos de formação e interação entre as presenças. A organização é responsabilidade da Equipe de Pastoral da Cidade Dom Bosco e do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Todo o encontro foi acompanhado pelo Padre João Neto e Padre Jair Marques.

Com informações: Equipe de pastoral Cidade Dom Bosco