Início Comunicação Social Diocese de Barra do Garças terá novo bispo

Diocese de Barra do Garças terá novo bispo

245
0
Dom Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos . Foto: Divulgação CNBB

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Barra do Garças, leste do Mato Grosso, apresentada por dom Protógenes Jose Luft. Nesta quarta-feira (18), o Pontífice também nomeou o novo bispo para a diocese, o Pe. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos, atual administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, em São Paulo, e assessor de Relações Institucionais e Governamentais na sede da CNBB, em Brasília (2016-2023). Ele será o terceiro bispo daquela diocese que atende uma população de mais de 150 mil habitantes.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já enviou mensagem de agradecimento a dom Protógenes e uma saudação ao novo bispo, rogando “a Deus que o ilumine no seu ministério episcopal, contribuindo para que as vocações sejam sempre mais frutíferas nos diversos ministérios e serviços da Igreja. Também rogamos para que sejas fortalecido na missão de levar adiante as palavras do Papa Francisco e de ser um instrumento de edificação de uma Igreja cada vez mais sinodal”.

A biografia do novo bispo

Padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.

Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.

Em 20 de março, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário.

Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).

De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).

Com informações: Vatican News