Início Formação Salesiano Moacyr Gomes Júnior é ordenado Diácono em São Paulo

Salesiano Moacyr Gomes Júnior é ordenado Diácono em São Paulo

Moacyr recebeu o primeiro grau do sacramento da ordem neste domingo, festa litúrgica de Cristo Rei

388
0
Dom Hilário Moser impõe as mãos para odenar diácono o salesiano Moacyr Gomes Júnior. Foto: ISSP

Dom Hilário Moser, SDB, bispo emérito de Tubarão (SC), presidiu a celebração na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa (SP) neste domingo (26/11). O salesiano Moacyr Gomes de Arruda Júnior, da Missão Salesiana de Mato Grosso é um dos quatro novos diáconos que receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem na celebração. Os outros são Bruno Richard Inácio (BSP), Leandro Francisco da Silva (BRE) e Leandro Procópio Donizete (BSP).

Autoridades presentes

A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeir e por representantes das inspetorias de cada um dos formandos ordenados. A Missão Salesiana de Mato Grosso foi representada pelo inspetor, P. Ricardo Carlos. Também esteve presente o P. Rafael Gustavo Lopes, pároco da Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá, que recebeu a honra de colocar a estola diaconal em Moacyr; P. Elias Roberto, formador no curatorium da teologia e P. Idenilson Lemes da Conceição, pároco da paróquia universitária São João Bosco, em Campo Grande.

História

O salesiano Moacyr Gomes de Arruda Júnior vai completar 29 anos no mês de dezembro e fez os primeiros votos na Congregação Salesiana em 31 de janeiro de 2016. De 2016 a 2018 cur­sou filosofia na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, residindo no Instituto salesiano São Vivente, Lagoa da Cruz. Ele ainda realizou nos anos de 2019 e 2020 sua experiência pastoral do tirocínio, no pré-noviciado e na Missão Indígena de São José de Sangradouro. Atualmente reside em São Paulo na Co­munidade do Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino onde está concluindo o terceiro ano de Teologia.

O lema escolhido para o diaconato foi “Servos por Amor” (Gl 5,13), ilustrado no convite por um ícone que representa o momento em que Jesus Cristo lava os pés de São Pedro, antes da última ceia. “Na figura, o papel de Pedro é assumido por um jovem, destinatário da missão salesiana, e que tem os pés lavados. Os jovens precisam ver esse testemunho do Mestre nos nossos dias”, relata a explicação da arte.

Moacyr é fi­lho de Marluce da Silva Arruda e de Mo­acyr Gomes de Arruda. É o primeiro de dois filhos do casal. Desde criança, Moacyr aprendeu de seus pais o amor à Igreja participando da vida em comunidade e se dedicando ao serviço das funções litúrgicas no altar. Assim viveu sua infância e juventu­de, sempre presente em sua paróquia de origem e, aos poucos, foi descobrindo seu chamado vocacional. Entrou para o voluntariado salesiano no Colégio Sale­siano Santo Antônio em 2012. No ano de 2013 realizou seu primeiro ano de pré­-noviciado em Araçatuba – São Paulo e em 2014 seu segundo ano de pré-no­viciado em Indápolis/Dourados – Mato Grosso do Sul. No ano de 2015 viveu a experiência do noviciado em Barbace­na (MG) quando emitiu seus primeiros votos temporários. Fez os votos perpétuos em 27 de janeiro de 2022, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá (MT)

O Diaconato

A função do diácono, seja temporário ou permanente, é servir à comunidade cristã em vários ministérios. Tradicionalmente, os diáconos têm três funções principais conhecidas como os “três ministérios”: a diaconia da palavra, a diaconia da liturgia e a diaconia da caridade.

Diaconia da Palavra: O diácono proclama o Evangelho e pode pregar em homilias durante a missa. Ele também pode estar envolvido em atividades de catequese e educação religiosa.

Diaconia da Liturgia: O diácono ajuda na celebração da Eucaristia, distribuindo a comunhão, assistindo ao sacerdote e realizando outras funções litúrgicas. Ele pode também presidir a celebração de batismos e casamentos.

Diaconia da Caridade: O diácono presta um serviço de amor e solidariedade para com os mais necessitados e marginalizados. É um chamado para colocar em prática o mandamento do amor ao próximo e para testemunhar a presença de Cristo no mundo, especialmente junto aos pobres, doentes, órfãos, viúvas e todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. O diácono temporário, por ser alguém que está em formação para o sacerdócio, pode realizar essas funções como parte de sua preparação para o sacerdócio. Após um período de serviço como diácono temporário, se o candidato decidir continuar com a ordenação sacerdotal, ele pode prosseguir com essa etapa. Caso contrário, ele permanecerá como diácono temporário, servindo a Igreja nessa capacidade específica. A ordenação diaconal temporária é uma etapa importante no caminho para o sacerdócio na tradição católica.