Início Ação Social Projeto Studio Jovem Cineasta lança documentário “Missão Sangradouro”

Projeto Studio Jovem Cineasta lança documentário “Missão Sangradouro”

27
0
Cena de abertura do documentário "Missão Sangradouro". Foto: Reprodução Youtube

Já está disponível para o público no canal do Centro Juvenil São João Batista, de Poxoréu, no youtube, o documentário “Missão Sangradouro”. O documentário reconta a história dos Salesianos nos sertões do Estado de Mato Grosso, destacando o trabalho com indígenas das etnias Bororo e Xavante.

Studio Jovem Cineasta

O projeto Studio Jovem Cineasta surgiu com a proposta de promover a formação profissional em diversas áreas do audiovisual. A atividade teve a realização da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, Centro Juvenil São João Batista de Poxoréu, com o apoio da Film Commission e do Ponto de Cultura Centelha de Luz Juvenil, o Studio Jovem Cineasta foi lançado como projeto piloto. As aulas, começaram em 15 de junho e terminaram em 9 de dezembro de 2023.

Conteúdo estudado

Durante o curso ministrado pelo Professor Gabriel Leszko, os alunos participaram do primeiro módulo, abordando temas como História da Fotografia e do Cinema, História do Cinema Nacional, Organização e Produção, e Linguagem Cinematográfica. No segundo módulo, aconteceram aulas como Introdução à Captação Audiovisual, Oficina de Chefe de Produção, Oficina de Direção e Assistente de Direção, e Aula Prática I – II. Encerrando o terceiro módulo, ocorreram debates iniciais para a produção do documentário, uma visita técnica em captações em Sangradouro e a apresentação do vídeo final de graduação.

O documentário

O documentário é fruto de uma colaboração entre os alunos e instrutores do Projeto Studio Jovem Cineasta. Ele oferece uma visão panorâmica da história da presença salesiana na Terra Indígena Sangradouro – Volta Grande, junto ao Povo Xavante. “Nosso objetivo foi explorar os aspectos dessa relação que teve início na década de 50 e que continua presente, enfrentando novos desafios tanto para os Salesianos quanto para o Povo Xavante”, explica o diretor do documentário, professor Gabriel Leszko.

A produção de 19 minutos se baseia no depoimento de três personagens, o diretor da presença salesiana de Sangradouro, P. Amércio Rezende de Oliveira, o coordenador de pastoral, P. Joseph Tran Van Lich e o líder comunitário Valeriano Râiwi’a Werehité. Eles contam histórias e expressam sua visão sobre a atuação salesiana entre a comunidade xavante. O documentário é enriquecido por imagens históricas dos missionários salesianos atuando entre os xavante nas décadas de 1960 e 1970.

Confira no link abaixo o documentário “Missão Sangradouro”