Início Escola Palestra no Colégio Salesiano Araçatuba aponta diferenças entre carreira acadêmica e mercado...

Palestra no Colégio Salesiano Araçatuba aponta diferenças entre carreira acadêmica e mercado de trabalho

26
0
Alunos do "Terceirão" do Colégio Salesiano Araçatuba participaram de palestra sobre carreira acadêmica e mercado de trabalho. Foto: Divulgação

Na última terça-feira (10/10), os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” tiveram a oportunidade de participar de uma palestra em que foram discutidas as nuances de uma decisão que aflige muitos jovens: a escolha entre seguir uma carreira acadêmica ou ingressar imediatamente no mercado de trabalho. Este evento, propiciado pela docente Cláudia Cristiane Oliveira Garcia, que leciona a disciplina de Redação e Gramática na instituição, contou com a participação da Profa. Dra. Eliane Cervellati, uma doutora em Genética pela Universidade de São Paulo (USP) e docente da área da Saúde no UniSALESIANO.

O objetivo da palestra foi prover orientação profissional a estudantes ansiosos por um esclarecimento aprofundado acerca de suas opções de futuro. A Professora Cláudia Cristiane afirmou: “Os alunos estavam ávidos por orientação vocacional e um debate profundo sobre suas opções futuras. O objetivo era proporcionar a esses jovens uma visão mais clara das diferenças entre seguir uma carreira acadêmica, como mestrado e doutorado, ou entrar no mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do Ensino Médio.”

Eliane compartilhou sua jornada, desde sua graduação em Biologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), realçando o impacto positivo que um professor inspirador teve em sua decisão de trilhar a carreira acadêmica. Ela enfatizou como esse momento de inspiração lhe proporcionou a confiança necessária para seguir seu caminho profissional. Durante sua exposição, a professora abordou variados aspectos, incluindo a importância de estágios durante a graduação, as oportunidades de pesquisa oferecidas pelo UniSALESIANO, bem como sua trajetória acadêmica, que culminou com mestrado na UEL e doutorado na USP.

Além disso, a palestrante destacou a discrepância entre as carreiras que conduzem diretamente ao mercado de trabalho e aquelas que abrem portas para o universo acadêmico. Eliane ressaltou: “A palestra serviu como um guia para os alunos, ajudando-os a entender as complexidades e oportunidades envolvidas na tomada de decisões importantes sobre o futuro.”

O impacto da palestra foi significativo, e os alunos demonstraram grande participação e entusiasmo. Conforme Cláudia Cristiane salientou: “O objetivo foi plenamente atingido porque os alunos participaram bastante, tiraram dúvidas e saíram motivados. Tenho absoluta certeza de que eles saíram dessa palestra com inspiração e um caminho para buscar as informações necessárias para fazer escolhas informadas sobre suas futuras carreiras.”

Essa iniciativa do Colégio Salesiano reforça seu compromisso constante de orientar e inspirar seus alunos enquanto estes enfrentam decisões cruciais relacionadas à sua educação e futura carreira.

Com informações: Assessoria Unisalesiano