Início Comunicação Social Inscrições abertas para a Conferência “Jovens e sexualidade. Desafios, critérios, percursos educativos”

Inscrições abertas para a Conferência “Jovens e sexualidade. Desafios, critérios, percursos educativos”

357
0
Cartaz da conferência: Foto: Divulgação

Em 2022, a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) lançou um projeto de pesquisa sobre o tema “Jovens, afetos, identidade” envolvendo, de forma interdisciplinar, professores das suas faculdades. Para partilhar os resultados dessa pesquisa e promover o acompanhamento dos jovens na educação afetiva e sexual, a UPS está organizando uma Conferência para educadores, religiosos e religiosas, sacerdotes e agentes de pastoral, de 1º a 3 de março de 2024.

A tarde de sexta-feira, 1º de março, às 16h, será dedicada à leitura das mudanças afetivas na atual cultura juvenil, com a participação dos sociólogos Mauro Magatti e Chiara Giaccardi, da Universidade Católica Sagrado Coração de Milão. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda com a participação dos Professores Susy Zanardo, da Universidade Europeia de Roma, Pier Cesare Rivoltella, da Universidade Católica de Milão, e Philippe Bordeyne, Reitor do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, para as Ciências do Matrimônio e da Família.

No sábado, 2 de março, pela manhã, far-se-á uma reflexão sobre os critérios antropológicos e éticos que nos permitem interpretar as experiências emocionais e sexuais dos jovens: às 9h haverá uma palestra sobre o significado das diferenças sexuais, pela Professora Maria Elena Canzi, da Universidade Católica de Milão, e, às 11h30, será abordado o tema identidade de gênero e orientação sexual, com o psicólogo e professor da UPS P. Paolo Gambini SDB.

A parte da tarde (15-18h30) prevê sessões paralelas de estudo, sobre temas específicos como os itinerários educativos para uma Pastoral que educa para o amor, a influência dos meios de comunicação na sexualidade dos jovens, as questões da convivência, as variações da educação emocional e sexual em outras culturas, a relação entre estética corporal e identidade, a pornografia, a Igreja e o acompanhamento de pessoas LGBT, a proteção dos vulneráveis.

Domingo, 3 de março, haverá uma apresentação de propostas educativas que possam inspirar a atividade das comunidades cristãs, com uma palestra de Alberto Pellai, médico e psicoterapeuta. Também será apresentado um curso de especialização que a Universidade lançará para formar educadores habilitados a atuar nesta delicada forma de acompanhamento.

A Conferência terminará no final da manhã na Concelebração Eucarística presidida pelo Reitor-Mor e Grão-Chanceler da UPS, P. Ángel Cardeal Fernández Artime.

O Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, P. Miguel Angel García Morcuende, acompanhará o andamento dos trabalhos.

As inscrições já estão abertas (nesta fase com desconto) no site www.giovaniesessualita.unisal.it. O processo de inscrição inclui a escolha de dois temas de aprofundamento entre aqueles agendados para a tarde de sábado, 2 de março de 2024.

Com informações: ANS