Início Ação Social Novos talentos ingressam no Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco

Novos talentos ingressam no Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco

394
0
Jovens que participarão do Projeto. Fonte: Cidade Dom Bosco

Marcando o início de uma jornada ao mercado profissional, o Programa Adolescente Aprendiz, da Cidade Dom Bosco de Corumbá (MS), recebeu novos talentos na segunda-feira (08/01). A nova turma iniciou com um foco especial na integração de pessoas com deficiência (PCDs), reforçando o compromisso com a diversidade e igualdade de oportunidades.

De acordo com a legislação trabalhista, o contrato de aprendiz destina-se a jovens com idades entre 14 e 24 anos, que estejam vinculados à educação e recebam remuneração por hora de trabalho. Notavelmente, para as pessoas com deficiência, não há a restrição de limite de idade, proporcionando uma abertura adicional para participação e desenvolvimento profissional.

A recepção dos novos talentos foi marcada por momentos de oração, reflexão e música, evidenciando o comprometimento da equipe com o desenvolvimento integral de cada participante. O coordenador geral, Fernando Melgar, compartilhou insights sobre a história do projeto, destacando orientações pertinentes ao programa, bem como esclarecendo direitos, deveres e responsabilidades entre as partes envolvidas.

O Programa Adolescente Aprendiz não é apenas uma iniciativa de capacitação profissional, mas uma proposta abrangente para incentivar a inserção de novos talentos no mercado de trabalho. A união entre aprendizes e empresas é um modelo inovador que beneficia ambas as partes, promovendo uma cultura inclusiva e estimulando o crescimento conjunto.

Essa iniciativa representa uma política pública que encoraja a busca pelo primeiro emprego por parte das pessoas com deficiência, assegurando todos os seus direitos. O programa combina a experiência prática no ambiente de trabalho com cursos de profissionalização em áreas específicas, proporcionando uma abordagem holística para o desenvolvimento profissional.

Para finalizar o coordenador do projeto destacou a importância de fazer a diferença na vida desses jovens, construindo um futuro mais inclusivo e promissor para todos, onde o talento e a diversidade são valorizados no ambiente de trabalho. “Estamos comprometidos em lutar para que a inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho se torne cada vez mais comum. Expressamos nossa gratidão às empresas parceiras que tornam essa jornada possível: Vetorial Siderurgia, Cidade Branca Supermercados e BrByte Telecom”, concluiu.