Início Pastoral Juvenil Vocacional Movimento Juvenil Salesiano responde à JMJ 2023

Movimento Juvenil Salesiano responde à JMJ 2023

223
0
Foto: Divulgação ANS

Esta é a carta de compromisso dos nossos jovens salesianos após a bela experiência da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, Portugal.

A JMJ 2023 foi um momento inspirador para nós, representantes do Movimento Juvenil Salesiano, porque através deste econtro conhecemos mais profundamente a vida profética de Dom Bosco que levou cada um de nós a Jesus. Nas nossas reflexões, cada um de nós pôde perceber que, apesar do grande volume de pessoas presentes na JMJ, ainda assim, fomos lembrados de que Cristo estava plenamente vivo entre nós, e da maneira como Ele foi capaz de nos fortalecer durante os períodos de desafio físico, mental e espiritual durante a peregrinação. Também nós fomos inspirados pelo nosso carisma salesiano, e a experiência da JMJ aumentou a nossa consciência tanto da nossa universalidade como da necessidade de nos acompanharmos uns aos outros e de contribuirmos para as nossas comunidades como agentes positivos de mudança.

Como jovens salesianos, comprometemo-nos a viver mais plenamente o dom da nossa identidade salesiana, juntamente com a nossa identidade em Cristo em todas as comunidades que encontramos. Esta experiência da JMJ motivou cada um de nós a comprometer-se a dar tempo e espaço para conversar juntos sobre as muitas realidades em que os jovens se encontram, no espírito de acompanhamento. Também nós nos motivamos no grande amor e sacrifício de Cristo por nós, para que também nós possamos aprender a viver uma vida em que estejamos dispostos a fazer sacrifícios para refletir o Seu amor que tivemos a graça de experimentar. Através do nosso encontro como Família Salesiana, sabemos que os desafios que enfrentamos nas nossas localidades são universais e, por isso, comprometemo-nos a um esforço contínuo de liderança ativa dos nossos pares que seja esperançoso e alegre.

Para cumprir o nosso compromisso como jovens salesianos, recordamos o dom vitalício que o carisma salesiano nos pede: dar testemunho aos jovens em comunhão com a Igreja. Procuraremos encontrar oportunidades e meios para acompanhar os jovens, alimentando a sua fé e encorajando-os no seu caminho como jovens salesianos, tanto em ambientes formais como através das acções da nossa vida quotidiana. Ao cumprirmos os nossos compromissos, temos o grande dom da alegria salesiana de aproximar os jovens de Cristo. Ao empenharmo-nos como jovens salesianos, escutamos as palavras do Papa Francisco na nossa vontade de nos sentirmos desconfortáveis, de continuar a procurar novos caminhos para crescer com a Família Salesiana e a Igreja, e de não deixar que a centralidade desta em nossas vidas expire depois de uma certa idade.

Com informações: ANS