Início Instituição de Ensino Superior Conscientização ambiental é tema de aula prática em escola salesiana da UCDB

Conscientização ambiental é tema de aula prática em escola salesiana da UCDB

69
0
Mascote da Empresa Concessionária do Serviço de Saneamento em Campo Grande conversa com crianças na Escola São Domingos Sávio. Foto: Divulgação UCDB

Os alunos da Escola Salesiana São Domingos Sávio, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tiveram uma tarde educativa e divertida na última sexta-feira (30/06), com a visita especial do Solurbinho, mascote da empresa Solurb Soluções Ambientais. A concessionária, responsável pela limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de Campo Grande, promoveu uma palestra sobre coleta seletiva e a importância da reciclagem.

A ação, que contou com a presença da educadora ambiental e escritora Mara Calvis, doutoranda em Desenvolvimento Local pela UCDB, teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de separar corretamente os resíduos e promover a reciclagem. Durante a palestra, Mara explicou de forma didática quais materiais podem ser reciclados, como papel, metal, vidro, plástico e óleo de cozinha na garrafa pet.

“Ao ensinar as crianças da educação infantil sobre reciclagem, nós destacamos os principais materiais que podem ser reciclados. Depois de limpos, esses itens podem ser levados aos pontos de coleta, como os LEVs [Locais de Entrega Voluntária] existentes na escola. Nosso objetivo é que as crianças levem essa informação para seus pais e se tornem multiplicadoras do conhecimento”, ressaltou Mara.

Os alunos da Escola São Domingos Sávio prestaram atenção atentamente à explicação da educadora ambiental e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos mais de mil funcionários da Solurb e o destino final dos resíduos coletados. Mara também trouxe alguns produtos artesanais feitos a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet, para exemplificar o processo de transformação.

Durante a atividade, Mara enfatizou a importância de reciclar corretamente, destacando os impactos negativos da demora na decomposição de alguns materiais no meio ambiente. “Uma garrafa demora de 200 a 300 anos para se decompor, e isso acaba poluindo rios e mares e prejudicando os animais”, ensinou aos pequenos estudantes.

A Escola São Domingos Sávio, comprometida com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, possui um Local de Entrega Voluntária (LEV) disponível para toda a comunidade do entorno. Localizado na Rua Marechal Câmara, Bairro Jardim Seminário, o LEV é destinado à coleta de itens recicláveis, permitindo que a população contribua ativamente para a preservação do planeta. A visita do Solurbinho e a palestra ministrada por Mara Calvis foram momentos enriquecedores para os alunos da Escola São Domingos Sávio. A conscientização sobre a coleta seletiva e a importância da reciclagem é essencial para a formação de cidadãos responsáveis e engajados na preservação do meio ambiente.