Início Instituição de Ensino Superior UCDB leva oficinas de ciência e tecnologia à escola estadual de Terenos

UCDB leva oficinas de ciência e tecnologia à escola estadual de Terenos

406
0
Foto: Divulgação Assessoria UCDB

Na tarde da quinta-feira (18/04), alunos da Escola Estadual Eduardo Perez, em Terenos, receberam a visita de acadêmicos e professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para uma tarde de conhecimento e informação. A atividade, que faz parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de MS, proporcionou aos estudantes a participação em quatro oficinas distintas.

A primeira delas, intitulada “Selkis Biotech: Bioprospectando o futuro”, teve a liderança do professor Ludovico Migliolo, juntamente com os acadêmicos Pedro Henrique de Oliveira Cardoso e André Leonard Stoll. Os palestrantes abordaram temas como animais peçonhentos, educação ambiental e logística de bioprospecção de produtos naturais para uso em medicamentos.

Na oficina seguinte, intitulada “Montando um semáforo com Arduino”, as professoras Carina Elisei e Alinne Castro, acompanhadas pelos acadêmicos João Rian Goes de Oliveira e Victor Barreto Ortiz, introduziram conceitos básicos de eletrônica e programação por meio da construção de um semáforo funcional.

A terceira oficina, denominada “Fast Plant – Como as plantas comem”, foi conduzida pelo professor Denilson Guilherme e pelos alunos Michel Conque Santos Camargo, Gleyce Barrios de Carvalho, Gabrieli Lucy dos Santos Lorenzoni Portella e Samira Naama Souza Silva. Os participantes realizaram experimentos práticos para compreender a nutrição das plantas e sua importância na produção vegetal.

Encerrando as atividades, a oficina “Neurociências do crush”, ministrada pelo professor Thiago Muller e pelos acadêmicos Matheus Fernandes e Vinícius Galvão Ferreira, abordou de forma lúdica a neurociência do amor e os hormônios envolvidos nesse processo.

“A atividade foi muito bacana, com um aproveitamento muito bom dos alunos“, avaliou a professora Carina Elisei. “Foram quatro oficinas, nas áreas de Agrárias, Biológicas, Humanas e Exatas, todas para alunos do ensino médio. O bacana foi que a professora que nos recebeu, a Thayne Chaves de Almeida, é egressa do curso de Biologia da UCDB e hoje é coordenadora da escola. Quando acadêmica, participou do programa da Residência Pedagógica.”, completou.

Com informações: Assessoria UCDB