Início Comunicação Social Aparelhos de ar condicionado são instalados no santuário salesiano de Corumbá

Aparelhos de ar condicionado são instalados no santuário salesiano de Corumbá

62
0

ar condicionadoAtendendo ao pedido de muitos fiéis, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora adquiriu, após dois anos poupando recursos, 12 aparelhos de ar-condicionado de 48.000 BTUS que deverão ser instalados ainda este ano no mais importante santuário, e ponto turístico da cidade, com seus 66 anos de existência.

O santuário foi construído em 1950 pelo padre Miguel Alagna, professor de matemática vindo da Itália para Corumbá (MS) cumprir sua missão salesiana. Com a ajuda de voluntários ergueu o prédio que permanece com a mesma estrutura.

A abóboda extremamente alta com pequenas passagens de ar circulares, todavia, não são suficientes para deixar o local arejado. Por ser uma cidade quente, os ventiladores instalados não davam conta de refrescarem todo o espaço.

O padre Osvaldo dos Santos, que tomou posse da diretoria do colégio Santa Teresa em fevereiro de 2015, explicou que a ideia já era antiga, porém o Santuário aguardava reunir fundos para colocá-la em prática. “Há alguns anos meus irmãos salesianos já pensavam em instalar ar-condicionados, mas por falta de recursos isso não foi possível. Então nesses últimos dois anos nós começamos fazer uma economia para no final de 2015 e início de 2016 darmos inicio ao projeto. Cada aparelho custou 5.210,00, totalizando os 12 aparelhos em 62.520,00 reais. O último passo agora é a reforma elétrica do prédio que custou 142.000,00 e nós estamos ainda devendo 50.000,00 que foram divididos em 11 prestações. Será uma benção para os fiéis e para o próprio corpo clerical, pois o calor insuportável atrapalha a concentração de todos”.

Pelo fato das aberturas laterais da abóbada serem muito altas para a instalação dos equipamentos que teriam dificuldade maior em refrigerar o local, a instalação será na parte superior dos vitrais do santuário. “O processo é complexo, por isso aos poucos nós estamos fazendo esse projeto ganhar vida. Lá fora o transformador precisa da modificação do painel para que a Energiza possa vim fazer a ligação.A expectativa é para que até o final do mês que vem a reestruturação elétrica esteja finalizada para a instalação. “.

O Santuário, que conta apenas com recursos próprios, convida a população em geral a acolher o projeto. “O apoio sempre é bem vindo, se alguma empresa quiser nos ajudar, nós estamos abertos a todos. A igreja é um patrimônio da cidade e a Missão Salesiana está há mais de 117 anos em Corumbá fazendo um bom trabalho”, finaliza esperançoso.

Serviço

O Santuário está localizado na Rua Dom Aquino, 1037, no centro. As missas são celebradas diariamente às 19h e aos domingos em quatro horários, 7h, 9h, 17h e 19h.

Correio de Corumbá