Início Escola Alunos do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Campo Grande visitam...

Alunos do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Campo Grande visitam o Bioparque do Pantanal

112
0
Visita ao Bioparque do Pantanal fez parte das atividades nas aulas de Biologia. Foto: Reprodução Facebook

Os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Campo Grande tiveram a oportunidade de visitar o Bioparque do Pantanal, localizado na capital do Mato Grosso do Sul, em uma atividade enriquecedora que ocorreu nesta quinta-feira (29/06). A visita proporcionou aos estudantes uma experiência de aprendizado, vivência e confraternização.

Acompanhados por um guia especializado, o grupo teve a oportunidade de explorar os ambientes do bioparque e observar de perto os animais em exposição no aquário. O Aquário do Pantanal, parte integrante do projeto, foi inaugurado em abril de 2022, após vários anos de atrasos e controvérsias em relação à construção.

Projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, o aquário é considerado o maior aquário de água doce do mundo, contando com 32 tanques que abrigam cerca de 200 espécies de animais, incluindo peixes, jacarés, cobras e aves. No entanto, logo após a inauguração, ocorreu um incidente trágico em que uma parte dos peixes veio a falecer devido a problemas no sistema de filtragem da água.

O Bioparque do Pantanal não se limita apenas ao aquário, abrangendo também trilhas, centros de pesquisa e conservação, bem como espaços dedicados à educação ambiental. Seu principal objetivo é promover a conservação da rica biodiversidade do Pantanal e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.

Além disso, o Bioparque está envolvido em projetos de conservação, como o “Projeto Arara Azul”, que busca proteger e reproduzir essa espécie icônica do Pantanal. Essas iniciativas têm como objetivo a reintrodução dos animais na natureza e a promoção da sustentabilidade na região.

A visita dos alunos do Colégio Dom Bosco ao Bioparque do Pantanal reforça o compromisso da instituição de ensino com a conscientização ambiental, alinhado às orientações do Reitor Mor, conforme descrito no Documento de Posição da Congregação Salesiana sobre Ecologia Integral. Essa experiência enriquecedora certamente contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a biodiversidade pantaneira e a importância da preservação ambiental.

O Bioparque no Pantanal continua a ser um importante ponto de referência para a conservação e conscientização ambiental, apesar dos desafios enfrentados ao longo de sua história. Com seu potencial turístico e científico, o bioparque desempenha um papel fundamental na preservação da rica fauna e flora do Pantanal, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprendizado e conexão com a natureza para estudantes e visitantes.