Início Escola Alunas da EE Dom Bosco são premiadas na FETECMS

Alunas da EE Dom Bosco são premiadas na FETECMS

25
0
Alunas que receberam premiação. Fonte: MSMT

Alunas da Escola Estadual Dom Bosco de Corumbá (MS), conquistaram o 3º lugar, entre todos os trabalhos do estado, na XIII Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), realizada em Campo Grande.

O projeto intitulado “Potencial de bactérias para a promoção de crescimento em hortaliças”, foi orientado pela professora doutora Fernanda Godoy, acompanhado da coordenadora pedagógica Ketilin Duarte.

Participaram as alunas Eloize Inês Cáceres Duarte (3ºE), Geovana Bianchini Monteiro (2ºF), Letícia Rodrigues de Oliveira (2ºF) e Thalyta Pereira da Costa (3ºE), que brilharam com a apresentação do projeto, garantindo uma experiência única e incrível.

Para Geovana Bianca, “a Fetec foi uma coisa maravilhosa que me aconteceu, uma porta gigante que se abriu e uma oportunidade que eu jamais pensei que teria algum dia. Fico muito feliz em ter participado deste evento incrível, a maior feira de ciências do MS”, pontua.

Já a aluna Thalyta Pereira afirma que “participar da maior feira de ciências do Mato Grosso do Sul é umas das experiências mais incrível que já vivi. Só estando lá para sentir a energia que todos de lá passam. É uma sensação única ainda mais ganhar em terceiro lugar que foi mais incrível ainda, um sonho mesmo, viveria isso tudo de novo”, destacou.

A aluna Eloíze Inês comentou que “vivenciar a grandiosidade que é a FETECMS é inefável em palavras. Poder trabalhar ao longo desses meses sendo ‘pictec’ e colher o fruto do trabalho desenvolvido junto com as meninas, com o laboratório de microbiologia da UFMS de Corumbá, e principalmente com a troca de experiências dessa área tão importante na nossa vida, sem dúvidas foi algo que marcou minha alma e que me cativa a ser ainda mais da ciência”, acrescentou.

De acordo com a professora orientadora do projeto Fernanda Godoy “a execução desse projeto acrescentou uma grande experiência na vida das estudantes, que entraram em contato com o meio científico desde a educação básica, estando inseridas no exercício da pesquisa científica. Isso permitiu que participassem de um ambiente de trabalho em equipe, adquirissem senso crítico e científico e, sobretudo, e tivessem uma postura profissional, responsável e comprometidas com a ciência”, finaliza.

A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências é organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Este ano, foi realizada nos dias 23 a 27 de outubro, durante o INTEGRA UFMS. Segundo a organização do evento, participam anualmente como finalistas, alunos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas de Mato Grosso do Sul, além de trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. Todos os projetos recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas, troféus e credenciais para eventos científicos nacionais.