Início Reitor Mor Dois novos Pastores Salesianos são sinal de bênçãos para a Santa Igreja...

Dois novos Pastores Salesianos são sinal de bênçãos para a Santa Igreja Católica

1101
0
Cardeal Ángel Fernández Artime e o Monsenhor Giordano Piccinotti são novos bispos da Igreja Católica. Foto: ANS

Na tarde deste sábado (20/04), na Basílica Papal de Santa Maria Maior, aconteceu a Ordenação Episcopal de dois ilustres filhos de Dom Bosco: o Cardeal Ángel Fernández Artime, atual Reitor-Mor da Congregação Salesiana e recém-eleito Arcebispo Titular de Ursona, e o Monsenhor Giordano Piccinotti, também Arcebispo Titular designado para Gradisca e Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA).

A celebração

A cerimônia, presidida por Sua Eminência o Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito na Itália e na República de San Marino, contou com a presença dos Cardeais Dom Cristóbal López Romero SDB, Arcebispo de Rabat, Marrocos, e Dom Luc Van Looy SDB, Bispo Emérito de Gante, Bélgica, como coordenantes.

Diversos prelados da Igreja e personalidades importantes se uniram à Concelebração Eucarística, juntamente com as famílias dos salesianos consagrados, amigos, benfeitores e membros da Família Salesiana, além de convidados especiais de governos e das Forças Armadas.

Milagres da Igreja

Na homilia, o Cardeal Emil Paul Tscherrig destacou a grandiosidade do momento, descrevendo-o como um dos maiores milagres da Igreja: a Sucessão Apostólica. Segundo suas palavras, a graça do ministério episcopal tem sido transmitida desde os tempos dos Apóstolos, através da imposição das mãos e da invocação do Espírito Santo.

O cardeal enfatizou a escolha missionária que implica tornar-se bispo, citando o Papa Francisco ao afirmar que aqueles que aceitam esse chamado devem aprender a ver, pensar e amar como Jesus. Destacou ainda que a verdadeira vida cresce quando se doa aos outros.

Após a homilia, seguiu-se a ordenação, com o interrogatório aos candidatos, a invocação do Espírito Santo e o pedido de intercessão coral. Durante a imposição das mãos, um sagrado silêncio preencheu a basílica, culminando com os recém-consagrados bispos sendo entronizados e saudados com aplausos.

Agradecimento à Congregação Salesiana

O Cardeal Fernández Artime, em nome dos novos bispos, expressou gratidão pelo apoio da comunidade salesiana e reafirmou o compromisso de servir à Igreja, especialmente aos mais necessitados.

A solene liturgia testemunhou a universalidade da Igreja Católica, com a participação de conselheiros gerais salesianos, inspetores e superiores da Família Salesiana de todo o mundo, além de diversos cardeais, arcebispos e bispos, incluindo figuras proeminentes como o Card. Tarcisio Bertone e o Card. Claudio Gugerotti.

Autoridades presentes

A solene Liturgia da Ordenação e da Sagrada Eucaristia testemunharam a perene universalidade da Igreja Católica. Entre os vários Cardeais, Arcebispos e Bispos que participaram na solene Concelebração, podemos citar:

S. E. o Card. Tarcisio Bertone, Ex-Secretário de Estado do Vaticano.

S. E. o Card. Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.

S. E.o  Card. Lazarus You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero.

S. E. o Card. Arthur Roche, Prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

S. E. o Card. Domenico Calcagno, Presidente Emérito da APSA.

S. E. o Card. Giuseppe Bertello, Presidente Emérito da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e o Governatorado.

S. E. o Card. Cristóbal López Romero SDB, Arcebispo de Rabat, Marrocos.

S. E. o Card. Daniel Fernando Sturla Berhouet SDB, Arcebispo de Montevidéu, Uruguai.

S. E. o Card. Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga SDB, Arcebispo Emérito de Tegucigalpa.

S. E. o Card. Riccardo Ezzati Andrello SDB, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile.

Primeira missa na Basílica do ‘Sacro Cuore’

Na manhã deste domingo (21/04), com a liturgia do 4° Domingo da Páscoa, Dom Ángel Fernández Artime e Dom Giordano Piccinotti celebraram a Santa Missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Roma. A celebração teve Dom Ángel Artime presidindo e a homilia feita por Dom Piccinotti.

Com informações: ANS

Colaboração (fotos): José Reinaldo Corrêa