Início Paróquias Missionários salesianos movimentam semana de festa para crianças indígenas

Missionários salesianos movimentam semana de festa para crianças indígenas

56
0

A festa do dia das crianças na Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, em Campinápolis (MT), começou no dia 12 de outubro. Naquele dia, um grupo de pessoas formado por integrantes da Pastoral da Criança, da Operação Mato Grosso e da Missão Salesiana, realizou um almoço festivo para 250 pessoas nas aldeias Campo Belo e Santa Fé.

Toda a ação foi desenvolvida por meio de um benfeitor de Campinápolis, chamado José Maria, que doou os alimentos. A equipe foi até as aldeias para preparar e realizar a festa. Além do almoço, a equipe preparou diversos tipos de brincadeiras e jogos para diversão das crianças.

Na quinta-feira (13/10), ainda no clima de dia das crianças, a Pastoral da Criança, em parceria com a equipe de saúde, que são enfermeiras, dentista e nutricionista, realizou uma tarde de lazer e descontração para os pequenos xavante da aldeia Campinas. Também foi servido um lanche para marcar o dia das crianças. Além da aldeia Campinas, o evento também foi realizado nas aldeias Serrinha e Boa Sorte. Cerca de 700 crianças brincaram durante toda a tarde e receberam um lanche com suco e pães com carne moída e molho. “Servimos lá pão, lanche e suco, que foi uma doação, não mais do José Maria, que foi na quarta, mas doação da Paróquia Imaculada Conceição de Bilac (SP), que pode contribuir com essa festa para a realidade nossa ali indígena. Foi uma forma de a Paróquia São Domingos Sávio marcar um pouco esse dia das crianças nessas aldeias, com alimento e com brincadeiras”, revela o diácono salesiano José Alves.

A realidade nas aldeias é um desafio também no campo religioso. Essas aldeias visitadas para a festa das crianças são de famílias protestantes. Em respeito a essa orientação religiosa, o trabalho sacramental dos missionários salesianos fica em segundo plano. O trabalho de evangelização se faz com o exemplo e com a presença, intensificados através do atendimento às necessidades básicas daquelas famílias pobres.

O dia das crianças também foi comemorado na CASAI – Casa de Saúde Indígena, em Campinápolis. Lá estão internadas crianças em tratamento de saúde por diversos problemas, principalmente pela desnutrição. Por isso, o lanche distribuído na tarde de festa, música e brincadeiras, foi balanceado por uma nutricionista, rico de minerais, proteínas e carboidratos. “Fica o nosso agradecimento da Paróquia São Domingos Sávio à Operação Mato Grosso, à Paróquia Imaculada, aos benfeitores, à equipe de saúde que atua lá na prática, a nutricionista Delma, que é da CASAI, que está sempre conosco. Eu acho que juntos poder fazer alguma coisa e tornar o dia dessas crianças mais feliz é uma grande ação e é o nosso papel, então, fica o nosso agradecimento a todos que contribuíram e participaram desses eventos”, finaliza o salesiano José Alves.