Início Comunicação Social Juventude Salesiana em ação a favor do Clima

Juventude Salesiana em ação a favor do Clima

53
0

A população atual de jovens entre 10 e 24 anos é de aproximadamente 1,8 bilhão no mundo inteiro. Esses jovens estarão no auge de suas vidas nas próximas duas décadas. A juventude é uma época da vida que é descrita como esperançosa, vibrante e exploradora. É aquela época em que as pessoas estão cheias de vigor e entusiasmo para sair pelo mundo e explorar seus arredores. É uma fase cheia de aventuras e aspirações.

No entanto, os jovens de hoje têm muito a se preocupar, e a questão mais urgente que eles enfrentam é a mudança climática. De acordo com uma pesquisa do UNEP de 2008, perto de 73% dos jovens pesquisados ​​disseram sentir os efeitos da mudança climática. Cerca de 80% desses jovens vivem em países em desenvolvimento e as mudanças climáticas representam uma ameaça potencial à sua saúde e estabilidade socioeconômica. O aumento de eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e habitats, secas e escassez de água ameaçam a própria existência e qualidade de vida dos jovens em todo o mundo.

Não é de admirar, então, que os jovens de hoje em todo o mundo estejam ansiosos. Há cerca de 1,2 bilhão de jovens entre 15 e 24 anos, representando 16% da população global atual. Globalmente, os jovens estão ativamente envolvidos em atividades que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para alcançar sociedades sustentáveis, inclusivas e estáveis, é absolutamente necessário envolver os jovens nos esforços de desenvolvimento sustentável.

É para manter esses pontos em mente que a Aliança Verde Dom Bosco lançou a Juventude Salesiana pela Ação Climática. A SYCA pretende tornar-se a maior campanha de jovens comprometidos da família salesiana, que se unem para trabalhar e promover a ação climática. Como parte da SYCA, jovens de instituições salesianas de todo o mundo participaram de uma campanha on-line de mensagens de vídeo que provocou os líderes mundiais a tomarem decisões urgentes e impactantes sobre a mudança climática em Katowice, Polônia, na 24ª Conferência das Partes (COP24) organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Nosso objetivo é aumentar ainda mais o envolvimento da juventude salesiana com o lançamento de uma série de “webinars” que servirão para informar e galvanizar a família salesiana global a se unir para agir sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. Esses “webinars” serão breves palestras ministradas por especialistas sobre uma variedade de iniciativas relacionadas à nossa Campanha do Campus Verde. A palestra inaugural será sobre – Mudanças Climáticas: O que você pode fazer sobre isso?

Ao longo dos próximos meses, pretendemos ter webinars que sirvam para construir a capacidade e o conhecimento de nossos membros.

Acreditamos que, antes de empreender qualquer ação significativa, é importante estar bem informado. A série de webinars será nossa iniciativa para empreender este esforço para informar a rede salesiana global sobre a ameaça da mudança climática e o que podemos fazer uma rede global sobre isso aumentando a participação dos jovens em todos os níveis de ação climática – local, nacional e internacional.

Também pretendemos empreender novas ações sobre os ODS através do SYCA, especialmente os objetivos n. 7 (Acesso à Energia Limpa e Renovável), 13 (Ação Climática) e 14 (Vida Abaixo da Água), que se alinham com as Áreas Prioritárias da Aliança Verde Dom Bosco.

Fonte: Don Bosco Green Aliance

Confira a página original desse movimento no link abaixo:

Salesian Youth for Climate Action