Início Comunicação Social Em celebração solene, Ir. Gabriel, Ir. João Marcos e S. Vanderson fazem...

Em celebração solene, Ir. Gabriel, Ir. João Marcos e S. Vanderson fazem a profissão perpétua salesiana

49
0

Neste último domingo, 24 de janeiro, na solenidade de São Francisco de Sales, os salesianos Irmão Gabriel Aragão, Irmão João Marcos de Almeida Molina e o clérigo Vanderson de Souza Gomes fizeram a profissão perpétua na Congregação Salesiana, ou seja, entregaram-se definitivamente à Igreja para serem sinais e portadores do amor de Deus aos jovens vivendo a pobreza, a castidade e a obediência.

A celebração, realizada na Igreja São João Bosco (campus da UCDB), foi presidida pelo Inspetor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (Missão Salesiana de Mato Grosso), Pe. Gildásio Mendes dos Santos, com a presença do Reitor da universidade – Pe. Ricardo Carlos, do bispo emérito de Cruz Alta – Dom Frederico Haimler, do vice-Inspetor – Pe. Adalberto Alves de Jesus, dentre outros salesianos da Inspetoria.

Participaram da celebração, os formandos das inspetorias de Campo Grande e de Belo Horizonte, as Filhas da Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores, os membros da Associação de Maria Auxiliadora, além dos familiares e amigos vindos de Rondonópolis (MT), Três Lagoas (MS), Cuiabá (MT), da Guatemala e de outras localidades.

Em sua homilia, o Pe. Gildásio Mendes afirmou que a profissão religiosa é um gesto de amor por meio da entrega total desses jovens a serviço de Deus. “Na vida religiosa o amor é representado a partir de obras concretas. O amor de Jesus é um amor concreto de serviço ao outro. Por isso, cada um deles deverá servir, dedicar, trabalhar para fazer acontecer o reino de Deus. Nós precisamos muito desse amor concreto, visível, que tanto encantou Dom Bosco”.

“Nesses mais de dez anos de formação nós pudemos sentir em inúmeras pessoas e de várias maneiras o amor de Deus manifestado e testemunhado, por isso, manifestamos agora o nosso amor-gratidão”, discursou o S. Vanderson, em agradecimento à Inspetoria, aos formadores e aos familiares.

Conheça os neoprofessos:

Gabriel AragaoIrmão Gabriel Aragão – nasceu em 28 de julho de 1987 em Presidente Prudente (SP). É filho de Ulisses Aragão e de Elenice Aparecida Portioli Aragão. Aos 19 anos de idade, entrou como voluntário na MSMT- Cidade Dom Bosco, de Corumbá (MS). No ano seguinte, ingressou no Instituto São Vicente para iniciar a sua caminhada vocacional como salesiano, iniciou o pré-noviciado em 2007, o noviciado em 2008 e, no ano de 2009, fez sua primeira profissão religiosa. Cursou Filosofia na UCDB e continuou seus estudos específicos no Cresco até o final deste ano. Atualmente é o  responsável pela Animação Vocacional no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá (MT).

Ir. João Marcos de A. MolinaIrmão João Marcos de Almeida Molina – nasceu em 06 de julho de 1990, em Três Lagoas (MS). É filho de Júlio Cesar Cocito Molina e Maria do Rosário de Almeida Cocito Molina. Em 2005, aos 15 anos de idade entrou para o aspirantado na comunidade salesiana do Instituto São Vicente. Em 2008, fez o pré-noviciado na mesma casa salesiana. Foi para noviciado em 2009 e emitiu os primeiros votos como Salesiano de Dom Bosco, em 2010. Cursou Filosofia na UCDB, foi assistente dos pré-noviços em Campo Grande e na missão indígena de Meruri. Possui pós-graduação em Educação Social pela Universidade Católica de Brasília. Em 2014, iniciou seus estudos específicos em Cresco. Atualmente é o Coordenador de Pastoral no pós-noviciado – Instituto São Vicente, e da Casa Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

VandersonS. Vanderson de Souza Gomes (4º ano de Teologia) – nasceu em 26 de janeiro de 1988, em Rondonópolis (MT). É filho de Salvador Pereira Gomes e de Clotildes Rodrigues de Souza. Entrou na comunidade salesiana São Vicente (ISV) quando tinha 17 anos. Nos dois anos seguintes fez o pré-noviciado, em Campo Grande, e o noviciado, no Instituto Dom Bosco – em Indápolis/Dourados. Só então emitiu o primeiros votos como Salesiano, no dia 24 de janeiro de 2008. Cursou Filosofia na UCDB, fez o Tirocínio na Cidade Dom Bosco (Corumbá), na missão indígena de Sangradouro (MT) e o Pós-tirocínio na comunidade salesiana de Coxipó da Ponte (Cuiabá). Desde 2013 estuda Teologia no Instituto Pio XI, na Lapa (São Paulo – SP).

Fládima Christofari/MSMT


Fotos da Profissão Perpétua (K1 Formaturas):

_MG_6993 _MG_6996 _MG_7000 _MG_7001 _MG_7005 _MG_7026 _MG_7012 _MG_7026 _MG_7033 _MG_7048 _MG_7078 _MG_7087 _MG_7090 _MG_7092 _MG_7094 _MG_7113 _MG_7154 _MG_7158 _MG_7249 _MG_7255 _MG_7307 _MG_7310