Início Instituição de Ensino Superior Disciplina sobre diversidade e inclusão traz projeto de extensão sobre integração do...

Disciplina sobre diversidade e inclusão traz projeto de extensão sobre integração do deficiente físico na sociedade no Unisalesiano-Lins

39
0

Alunos do 5º semestre do curso de Psicologia, tiveram um bate papo e uma experiência ímpar referente ao tema Inclusão no esporte: vivências e experiências de pessoas com deficiência, na disciplina de Diversidade e Inclusão ministrada pela Prof.ª. Bruna Barbosa, no sábado, 29 de fevereiro.

Contou-se com os profissionais da Educação Física e ex-alunos do UniSALESIANO Mateus Luan Conti da Silva e Yves Hernandes Dias, que abordaram a importância e a eficácia do esporte para as pessoas com deficiência, as modalidades de esportes praticadas por estas pessoas, e como o esporte pode trazer uma qualidade de vida aos deficientes físicos, falaram também sobre o Projeto de Extensão Salesiano “A INTEGRAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NA SOCIEDADE, ATRAVÉS DO ESPORTE”, sob supervisão da Prof.ª Ma. Ana Cláudia de Souza Costa e Prof. Me. Leandro Paschoali, que tem por finalidade demonstrar a eficácia das atividades físicas e esportivas, evidenciando benefícios tanto na esfera física, quanto psíquica.

Enriquecendo ainda mais o encontro, os acadêmicos do curso de Psicologia tiveram a honra de receber pessoas com deficiência, pessoas que fazem parte do referido projeto de extensão. Foi realizada uma roda de conversa com os deficientes, na qual puderam compartilhar as suas experiências, dificuldades e limites que encontram no seu dia a dia.

De acordo com a profa. Bruna, como já dizia o educador Paulo Freire: “a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” desta forma, não poderia deixar de lado a prática neste encontro, então, após, a roda de conversa os profissionais da Ed. Física desenvolveram com os alunos e convidados duas modalidades de esporte: o vôlei adaptado e o futebol destinado a pessoas com deficiência visual, onde os alunos puderam perceber a dificuldade de executar os movimentos.

Bruna complementou “este encontro foi de suma importância para todos os envolvidos, pois tenho a certeza que tocou cada pessoa ali presente. Sem sombra de dúvidas está aula mostrou para aos acadêmicos e futuros profissionais da Psicologia a importância do trabalho interdisciplinar, a troca de conhecimento juntamente com a vivência da prática e que ser diferente não é um problema, mas o problema estar em ser tratado diferente!”

Educação Física — Foi ministrada uma aula pela Profa. Bruna Carolina Gonçalves Barbosa, sobre a “LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA” para os alunos do 2º ano do curso de Educação Física, na disciplina de Educação Física Adaptada.

O objetivo desta aula, foi conscientizar os futuros profissionais de Educação Física, sobre os direitos e possibilidades que os deficientes têm, ampliando assim o conhecimento dos acadêmicos.