Início Comunicação Social Delegados do Cone-Sul realizam workshop sobre o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil...

Delegados do Cone-Sul realizam workshop sobre o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana

41
0

Convocados pelo Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), os Delegados para a PJS do Cone Sul e outros membros das equipes pastorais se reuniram com o Conselheiro para a região Cone Sul Pe. Natale Vitali, entre os dias 21 e 25 de outubro – em Brasília (DF) – para workshop sobre o Quadro Referencial da PJS.

O encontro teve a direção do Conselheiro para PJS, Pe. Fabio Attard e seu assessor, Pe. Miguel Àngel Morcuende. Destaca-se a presença de dois leigos e de dois salesianos coadjutores, dando a sua contribuição original ao encontro.

O Quadro Referencial (QR) foi fruto de uma grande reflexão compartilhada por cerca de 90 inspetorias salesianas presentes em 130 países. Essa reflexão abordou os temas fundamentais da PJS como a cultura juvenil, a herança pastoral-pedagógica do Sistema Preventivo e o modelo de organização das Comunidades Educativas Pastorais, com mentalidade e prática projetual, através de processos compartilhados em Projetos Educativos Pastorais (PEPS), em sintonia com a Família Salesiana, a Igreja local e a sociedade.

O estudo do QR responde à necessidade de um maior alinhamento conceitual e carismático tanto dos Salesianos como dos leigos no desempenho da missão educativa salesiana e reforça a necessidade de uma maior interação entre os vários setores da missão educativa-evangelizadora salesiana (PJS, comunicação, Formação e Missionariedade), maior comunhão entre os vários ambientes operativos (escola, paróquia, Instituições de Educação Superior, Missões ad gentes), com a organização e o protagonismo dos leigos, dos jovens (AJS) e da Família Salesiana.

Já dizia o Reitor Mor Pe. Pascual Chàvez, 2010, na Carta sobre a necessidade de qualidade na Pastoral Juvenil Salesiana, que formação conjunta de Salesianos e Leigos é uma “prioridade estratégica”.

Um clima agradável em Brasília, a acolhida fraterna e a qualidade da hospedagem no Instituto Israel Pinheiro, as visitas aos monumentos, especialmente à Ermida e Santuário de D. Bosco, deram a este encontro um toque mais que salesiano, ponto alto na caminhada de fortalecimento da Pastoral Juvenil em rede, propósito assumido pela Rede Salesiana Brasil, que congrega as inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de D. Bosco (SDB).

Pe. Tiago Figueiró, da Inspetoria de Campo Grande, tendo atuado como referente do Cone Sul para a Pastoral Juvenil Salesiana, de 2012 a2014, encerra a sua missão, como expressou: “feliz por estar participando da caminhada de renovação da pastoral juvenil tanto na Igreja como na Congregação”.

Fonte: Pe. Tiago Figueiró, SDB